Prefeitura já conta com sistema de dados de pacientes em 29 unidades
Sistema de informações tem objetivo de melhorar atendimentos na saúde básica à população
A Prefeitura de Campo Grande já conta com sistema de dados e informações de pacientes em 29 das 71 UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família). A intenção é que com esta qualificação das informações possam se melhorar os atendimentos à população.
Este sistema (e-SUS) está alinhada a proposta nacional do Ministério da Saúde. Segundo o município, a sua implantação nas unidades de saúde estão sendo feita de forma gradual, no entanto no último semestre do ano os trabalhos foram intensificados, já que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) fez parcerias com outras superintendências e coordenadorias do setor.
Para o uso deste novo modelo de dados está havendo uma capacitação dos servidores nas unidades. O objetivo do programa em nível nacional é fazer uma “gestão de informação” que possa apoiar os municípios e assim qualificar o cuidado com os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
Na prática, o prontuário eletrônico permite que os dados sejam registrados, acabando com a utilização das fichas de papel, abrindo a possibilidade da gestão (saúde) acompanhar de longe os casos, identificando inclusive os médicos que estão atendendo a população na saúde básica. Além disto, tais informações ajudam na produção de estatísticas na saúde pública.