ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeitura lança ações e parcerias para o desenvolvimento econômico da Capital

Foram apresentadas novas regras do Prodes e estreitamento de relação comercial com cidades de países vizinhos

Jhefferson Gamarra e Gabriela Couto | 04/02/2022 11:46
Prefeito Marquinhos Trad durante apresentação dos projetos de desenvolvimento. (Foto: Henrique Kawaminami)
Prefeito Marquinhos Trad durante apresentação dos projetos de desenvolvimento. (Foto: Henrique Kawaminami)

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), apresentou nesta sexta-feira (4), um calendário de ações e parcerias para o desenvolvimento econômico e geração de empregos na Capital.

Entre as ações, foi assinada a regulamentação da nova Lei do Prodes, que concede benefícios para empresas se instalarem no município. No ato, três empresas firmaram parceria com a prefeitura e anunciaram R$ 105 milhões que vão gerar 1055 empregos, entre diretos e indiretos.

Membros do poder executivo e empresários da Capital. (Foto: Henrique Kawaminami)
Membros do poder executivo e empresários da Capital. (Foto: Henrique Kawaminami)

“O Prodes é a oportunidade para todos aqueles que queiram ter seu negócio. Ele foi aberto e expandido para que todos os comerciantes e empresários, MEI, micro, possam ter acesso. Qualquer empresa pode solicitar seu espaço dentro do programa, do atacado ao varejo”, destacou Marquinhos.

Além da regulamentação do projeto, a prefeitura assinou acordo de irmandade e cooperação com a cidade paraguaia de Concepción, com objetivo de fortalecer ações de desenvolvimento nas esferas pública e privada.

O acordo irá fortalecer a RILA (Rota de Integração Latino Americana), com a integração dos territórios, ampliação e diversificação das relações comerciais e promoção de novas oportunidades de investimento, emprego e renda.

“Essa parceria de irmandade vai trazer benefícios a todos em nossa cidade. Desde quarta-feira, estamos mostrando a cidade para 3 empresários paraguaios, que querem trazer investimentos para Campo Grande e eles ficaram impressionados com a Capital”, ressaltou o chefe do Executivo.

De acordo com o titular da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), Rodrigo Terra, Campo Grande será a principal cidade integrante do grupo. “A preocupação é discutir a aduana entre os países que fazem parte do grupo e Campo Grande será a capital da Rila, será interlocutora com outros países por estar em um centro estratégico, com países do Mercosul”, frisou.

Governador do departamento de Concepción, Edgar Idalino López, participou do encontro. (Foto: Henrique Kawaminami)
Governador do departamento de Concepción, Edgar Idalino López, participou do encontro. (Foto: Henrique Kawaminami)

Presente no encontro realizado na Câmara Municipal, o governador do departamento de Concepción, Edgar Idalino López, confirmou o interesse em buscar mercado e criar convênios para o desenvolvimento das cidades que compõem o grupo. “Até o momento, o setor privado investiu 3,5 milhões de dólares em 17 cidades do Paraguai que compõem o Rila”.

Professo da UEMS e entusiasta da Rila, Lucio Flávio Sunakozawa comentou sobre a possibilidade de interligar todos os países do grupo com portos, malha rodoviária, aérea, ferroviária e marítima. “Campo Grande é a maior cidade territorial dentro da Rila, então será um grande negócio para a Capital. A assinatura do termo consolida o movimento de integração que começou em 2013”, comemora.

A intenção entre os países é criar um caminho de Concepción até Porto Murtinho com cerca de 250 quilômetros, até interligar com Rota Bioceânica, encurtando o caminho da cidade Paraguai até Campo Grande e melhorando a conectividade entre os países.

Próxima agenda - O prefeito Marquinhos Trad confirmou que irá com uma comitiva para o Paraguai, entre os dias 21 e 22 de fevereiro, para tratar da integração de Campo Grande com o país vizinho. A viagem terá como objetivo de expandir o nível econômico, cultural e político de ambas as partes.

Nos siga no Google Notícias