ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Prefeitura lista calendário de ações para desenvolvimento econômico da Capital

Evento na Câmara marca lançamento de atividades que incluem autorização para porto seco

Adriel Mattos | 03/02/2022 09:54
Lançamento será na Câmara Municipal. (Foto: Arquivo/Denilson Secreta/PMCG)
Lançamento será na Câmara Municipal. (Foto: Arquivo/Denilson Secreta/PMCG)

A prefeitura de Campo Grande lança nesta sexta-feira (4) o calendário de ações da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), com metas para tornar a capital sul-mato-grossense mais desenvolvida e sustentável. A solenidade será realizada na Câmara Municipal a partir das 9h.

Serão anunciadas medidas que movimentarão os setores do agronegócio, indústria, comércio e serviços, ciência, inovação e incubação, além do desenvolvimento econômico em sua essência por meio dos projetos do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social).

“O mundo passa por grandes mudanças nesse período de pós-pandemia, demandando novas atitudes de governança com implantação de processos tecnológicos adequados a esse novo tempo. Esse é apenas um dos motivos pelo qual o papel do setor público é essencial na realização desses projetos”, declarou o secretário Rodrigo Terra.

A partir de diagnóstico criterioso sobre as necessidades relacionadas às áreas de atuação de cada superintendência da Sidagro, a prefeitura chegou a uma relação com nove ações impactantes que serão apresentadas no evento:

  • Será assinada a regulamentação da nova Lei do Prodes e protocolados na Câmara, 21 novos projetos concedendo benefícios a empresas; no mesmo ato serão assinados três termos de compromisso de empresas que tiveram seus benefícios confirmados.

  • Serão entregues certificados a produtores da agricultura familiar que participaram na última edição do Programa de Aquisição de Alimentos que a partir de agora passa a denominar-se Programa Alimenta Brasil.

  • As quatro Incubadoras Municipais passarão por reformas, iniciando processo de adequação ao novo sistema de incubação (Incubadoras 3.0) recentemente aprovado. No evento, será assinada a autorização para licitação das obras.

  • Nesse mesmo setor de atuação, será realizada abertura do edital de chamamento de novos incubados.

  • Será realizada apresentação do monumento que servirá como um marco da Rota de Integração Latino-Americana, instituindo Campo Grande como capital simbólica da Rota Bioceânica.

  • Será assinada a ordem de serviço do contrato com o Consórcio Pantanal, para realização do estudo que irá demonstrar a capacidade de atração e movimentação de cargas do Terminal Intermodal de Cargas, com possibilidade de transformação em Porto Seco, tornando Campo Grande um importante entreposto logístico no contexto brasileiro e do Mercosul (Mercado Comum do Sul.

  • Serão entregues três certificados com o selo de inspeção do Serviço de Inspeção Municipal. Esse selo garante a qualidade do que é produzido pelas empresas que trabalham com produtos de origem animal.

  • O setor de produção agrícola, rural e urbana, do município deverá receber mais sete patrulhas mecanizadas. Essa ação da Sidagro está sendo executada em parceria com o governo do Estado através da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

  • No setor de cooperação internacional será assinado o Acordo de Irmandade com a cidade paraguaia de Concepción. Esse acordo tem como ponto principal a criação de mecanismos de cooperação internacional entre as duas cidades, visando expandir a nível econômico, cultural e político a relação entre ambas.

Nos siga no Google Notícias