ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prefeitura lança campanha sobre vagas exclusivas em estacionamentos

Infração de trânsito é considerada gravíssima e gera desconto de 7 pontos na CNH

Liana Feitosa | 04/05/2022 17:36
Vaga de uso exclusivo de pessoas com deficiência. (Foto: Arquivo)
Vaga de uso exclusivo de pessoas com deficiência. (Foto: Arquivo)

Campanha da Prefeitura de Campo Grande pretende conscientizar motoristas da Capital sobre a importância de respeitar vagas exclusivas destinadas a PCDs (pessoas com deficiência) em estacionamentos. Essa é uma infração gravíssima de trânsito que gera desconto de 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 293,47.

Ações serão promovidas no trânsito da cidade nos próximos dias e, na terça-feira (10), um evento está agendado para acontecer na Rua 14 de Julho, Centro, a partir das 8h.

A Lei Federal 13.281/16, que está em vigor desde janeiro de 2017, rege sobre estacionamento em local proibido, seja área pública ou privada como shoppings, supermercados, bancos, entre outros. Condutores que desobedecerem a lei, além da multa, podem ter o veículo guinchado, caso seja flagrado por fiscalização em uma vaga restrita à pessoas com deficiência.

A norma federal ainda determina a estabelecimentos comerciais e públicos destinem 5% das vagas para o público idoso e 2% ao público PCD, devendo ser localizadas em pontos próximos às entradas principais.

Desculpa - Para a organização da campanha, o fato de as vagas exclusivas terem localização privilegiada é o principal motivo de muitos condutores, que não deveriam utilizar essas vagas, pararem nesses locais e usarem como desculpa a frase “é só por um minutinho!” É por esse motivo que a campanha tem como mote: “Esta vaga não é sua, nem por um minuto”.

A iniciativa é promovida pela Caped (Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência), que faz parte da SDHU (Subsecretaria de Direitos Humanos), da prefeitura, e tem o objetivo de promover os direitos adquiridos pelas pessoas com deficiência.

A população pode denunciar pelo telefone 156 (Agetran) ou 190 (Polícia Militar) aqueles motoristas que estiverem usando as vagas indevidamente.

Nos siga no Google Notícias