ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeitura pede que governo pague gratuidade de alunos e reduza ICMS do diesel

Representantes do Executivo estadual ouviram as propostas e vão debater medidas com o governador

Jhefferson Gamarra | 10/01/2022 13:36
Secretário estadual de Governo, Eduardo Rocha, representou o Estado na reunião. (Foto: Divulgação)
Secretário estadual de Governo, Eduardo Rocha, representou o Estado na reunião. (Foto: Divulgação)

Em mais uma rodada de discussões sobre a tarifa do transporte público da Capital realizada nesta segunda-feira (10), a prefeitura de Campo Grande apresentou algumas reivindicações ao governo do Estado para melhorar o sistema público e evitar a greve marcada para próxima sexta-feira (14).

De acordo com o coordenador do grupo técnico, criado pela prefeitura para debater melhorias no transporte, Antônio Carlos Lacerda, foi solicitado ao Executivo estadual uma redução de 80% na alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado sobre óleo diesel e o biodiesel destinado a empresa responsável pelo transporte coletivo da Capital.

“Ficou muito claro que o governo precisa estar presente nas reuniões. Apresentamos uma proposta para redução de 80% na alíquota do ICMS do transporte coletivo, assim como já é praticado a partir de um convênio assinado por 15 estados”, comentou Lacerda, ao citar os estados Mato Grosso, Minas Gerais e Pará, que reduziram o imposto.

Além disso, o comitê municipal cobrou do governo o pagamento da gratuidade no passe estudantil oferecido aos estudantes da Rede Estadual de Ensino. “Cerca de 41% da gratuidade no passe estudantil na capital são para alunos de escolas estaduais”, reforçou o secretário de Governo municipal.

No encontro, o governo do Estado foi representado pelo secretário estadual de Governo, Eduardo Rocha e o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto Assis, que afirmaram que levarão os pedidos para avaliação do governador Reinaldo Azambuja.

“Trata-se de uma questão do transporte público municipal, da prefeitura de Campo Grande, em que fomos convidados e viemos aqui ouvir as reivindicações. Deve se destacar que já temos o menor ICMS do País. O governo do Estado também tem sido parceiro da Capital em inúmeras obras e o que for possível contribuir, o que for da nossa ossada, vai colaborar”, adiantou Eduardo Rocha.

O secretário estadual reforçou ainda que além do menor ICMS do diesel do Brasil (12%), Mato Grosso do Sul manteve congelado o preço médio do combustível desde abril do ano passado, para composição do ICMS, abrindo mão de uma receita de R$ 150 milhões no ano.

Em contrapartida para evitar o colapso no transporte, a prefeitura de Campo Grande garantiu a isenção do ISS, que equivale a 5% da tarifa e também adiantou que bancará as despesas referentes ao passe gratuito dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Nos siga no Google Notícias