ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Prefeitura prevê colocar 273 novos guardas na rua em janeiro de 2023

Também no início do próximo ano, servidores mais antigos serão promovidos

Gabrielle Tavares | 18/07/2022 14:24
Guardas durante protesto na manhã de hoje, em frente a Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Guardas durante protesto na manhã de hoje, em frente a Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Os 273 classificados no concurso da Guarda Civil Metropolitana devem integrar o efetivo da corporação a partir do mês de janeiro de 2023. Eles ainda devem concluir o curso de formação do processo seletivo, marcado pela Prefeitura de Campo Grande para 1º de agosto, com aulas até dezembro.

A pauta é uma das reivindicações do SindGM/CG (Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos), que realizaram uma marcha da Praça do Rádio até a Prefeitura de Campo Grande, ocupando uma faixa da Avenida Afonso Pena, durante a manhã de hoje (18), como forma de protesto.

Eles foram impedidos pela Justiça de fazer greve para reivindicar direitos e hoje queriam falar com a prefeita Adriane Lopes (Patriota), ou algum representante para continuar as negociações, mas não conseguiram. Portanto, anunciaram que a partir de amanhã (19) vão acampar em frente a prefeitura.

Em nota, a prefeitura disse que “em nenhum momento se omitiu ao diálogo”, e que Executivo Municipal está aberto à busca de soluções em favor do efetivo, “sem comprometer o normal desenvolvimento das atividades de segurança e a regular execução dos serviços públicos que lhe competem”.

Os guardas reivindicam o pagamento do adicional de periculosidade, adequação do pagamento de plantões ao que manda a lei e promoções que estão atrasadas.

Com relação aos plantões, a prefeitura alegou que eles estão sendo pagos com base nos critérios firmados em comum acordo com a entidade sindical. Além disso, afirmou que os novos servidores entrarão com os benefícios do Plano de Cargos, Carreira e Salários aprovados.

Por fim, o Executivo informou que já está em processo de contratação da empresa que fará o laudo para definir o grau de periculosidade da GCM, compatível com a atividade desenvolvida pelos profissionais da guarda.

Curso de formação - As aulas começarão no dia 1º de agosto, na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Para a matrícula, os candidatos convocados deverão acessar o site do concurso no portal da prefeitura, fazer o donwload da “ficha de matrícula”, imprimir, datar e assinar.

A ficha escaneada, devidamente preenchida, deverá ser enviada para o email concurso.pmcg.gcm.2020@gmail.com. Depois, os candidatos devem aguardar email confirmatório de recebimento pela Comissão do Concurso.

As matrículas serão realizadas nos dias 20 e 21 de julho. Caso não preencha todas as vagas, a prefeitura poderá, até um dia antes do início do curso, convocar os candidatos remanescentes.

Nos siga no Google Notícias