Prefeitura promove ato no Dia Municipal de Combate à Homofobia nesta quinta
A cerimônia será às 19h, no auditório Enir Terena, na sede da Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos
A Prefeitura de Campo Grande por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos e Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT promove nesta quinta-feira (17) ato alusivo ao Dia Municipal de Combate a Homofobia. A cerimônia será às 19h, no auditório Enir Terena, na sede da Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos.
Segundo divulgado pelo administrativo municipal, o ato foi intitulado “Homenagem Marcela Aguiar”. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer às conquistas da população LGBT na Capital e as pessoas que contribuíram neste processo.
A simbologia da data representa o início, em 1990, da extinção da classificação da homossexualidade como doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Em Campo Grande, desde 2014 instituiu-se o dia 17 de maio como Dia Municipal de Combate à Homofobia, data que passou a integrar o calendário oficial de eventos do município.
Homenageada - Travesti, cabeleireira, militante de Direitos Humanos LGBT e ativista na luta contra o HIV/AIDS, Marcela Aguiar foi Presidente do Fórum de ONGs AIDS de Mato Grosso do Sul e prestou serviços como Educadora Social na ATMS e Grupo GASS – Grupo de Apoio, Solidariedade, Ação e Prevenção à Aids. Marcela faleceu em 2002 em decorrência de vários problemas de saúde, devido ao agravamento de ter sido atingida com um tiro no ano de 2000 por desconhecidos.