ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prefeitura quer instalar “Centro de Inovação” inspirado em Barcelona

Projeto vanguardista já foi aplicado em Santa Catarina e abriga espaços que pensem projetos de conhecimento de ponta, liguem investidores, pesquisa e empresas

Izabela Sanchez | 26/04/2019 11:02
Media Tic, um dos edifícios do distrito 22@Barcelona (Foto: Divulgação)
Media Tic, um dos edifícios do distrito 22@Barcelona (Foto: Divulgação)

A Catalunha, uma das regiões da Espanha, era uma economia industrial com inspiração no modelo inglês. Seu setor têxtil manufatureiro, no entanto, não podia mais competir com a Ásia e resolveu mudar para tecnologia e inovação no início dos anos 2000. Foi assim que surgiu a 22@Barcelona, um centro moderno de inovação nas antigas fábricas de Barcelona e que agora abrigam incubadoras que pensam a economia do conhecimento com uso de tecnologia de ponta.

A realidade parece distante, mas pode estar mais perto dos campo-grandenses do que se imagina. A ideia da Prefeitura, por meio da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia) é criar um centro de inovação, inspirado no modelo catalão, na Capital de Mato Grosso do Sul.

O espaço funcionaria como vanguarda de conhecimento, com objetivo de pensar inovação – com apoio da tecnologia – unindo empresas, pesquisa de ponta e investidores. Santa Catarina já aplicou a ideia de Barcelona e inaugurou diversos espaços do tipo.

“O objetivo é trazer modelos de inovação de tecnologia que envolve um aspecto bem grande, seria um centro tecnológico de inovação, baseado nos modelos mais modernos de Barcelona. A gente quer promover isso em Campo Grande, por isso foi montada a comissão para ver se é o melhor modelo”, afirma o secretário da Sedesc Herbert Assunção.

Nesta sexta-feira (26) a Sedesc divulgou em Diário Oficial a criação de um “grupo de trabalho para estudo e estruturação de projeto para criação de um centro de inovação”. Formado por 8 pessoas, o grupo tem até o dia 31 de julho para entregar um relatório com as recomendações e conclusões sobre o projeto.

O grupo deverá se comunicar com outras "esferas públicas e privadas", locais, nacionais e internacionais; estudar e definir as características físicas, urbanísticas, arquitetônicas, institucionais, gerenciais e operacionais centro e estudar e definir as formas de financiamento dos investimentos e demais despesas necessárias à implantação e operação do centro.

Além disso, cabe à comissão coordenar a interação com os demais órgãos da administração municipal e de outras esferas de governo na estruturação e implantação do centro e estudar e definir o “relacionamento institucional e operacional” do centro com as “demais estruturas produtivas” locais, regionais e estaduais que tenham interesse em participar da estruturação, implantação e operação do projeto.

“Governo, universidades e empresas fariam uma junção de forças, passa por várias frentes. A tecnologia é tudo, faz parte do cotidiano, seria para pensar o desenvolvimento de Campo Grande como um todo e para atrair desenvolvimento de empresas, ter uma estrutura de apoio e desenvolvimento tecnológico”, comenta Assunção.

Depois do relatório ser analisado, a ideia é transformar o projeto em um “plano de tecnologia e inovação”, conforme explicou o secretário, criar legislação específica e só então produzir incentivos. O projeto não envolve, necessariamente, a construção de um novo espaço físico, já que Campo Grande já tem, lembra o secretário, uma incubadora.

Nos siga no Google Notícias