ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Prefeitura retoma processo para revisão do plano de transporte e mobilidade

Consultoria deve apresentar medidas para trânsito mais eficiente e transporte coletivo mais ágil

Tainá Jara | 30/04/2020 19:20
Prefeitura retoma processo para revisão do plano de transporte e mobilidade
Consultoria deve apresentar soluções para tornar transporte público mais eficiente (Foto: Arquivos/Marcos Maluf)

Processo para contratação de consultoria para revisão de plano diretor de transporte e mobilidade urbana foi retomado pela Prefeitura de Campo Grande. O último planejamento do tipo elaborado para atender a Capital é de 2009 e foi produzido pela empresa Logitrans.

Aviso de retomada da licitação foi publicado na edição desta quinta-feira, do Diário Oficial do município. O estudo será financiado com parte dos recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), destinados para execução das obras da segunda etapa do Reviva Centro, e deve respaldar investimentos de cerca de R$ 80 milhões, na região central da Capital.

Conforme a publicação, a consultora deverá diagnosticar as condições de mobilidade, identificando os problemas enfrentados pelos munícipes; rever os itinerários do transporte coletivo visando propor deslocamentos eficientes, diminuir o tempo das viagens e fortalecer as centralidades urbanas.

A empresa selecionada deve propor melhoria logística urbana, proporcionando condições adequadas na circulação de cargas e mercadoria; conhecer a evolução da situação da mobilidade urbana e projetar as tendências em diferentes cenários; definir metas e estratégias de ação em curto, médio e longo prazo; alimentar o banco de dados e informações relativas à mobilidade em plataforma do Sistema de Informações Geográficas/SIG; propor e instituir ferramentas de monitoramento, avaliação e controle das condições de mobilidade no município.

O estudo deverá ainda contemplar as conexões entre a área urbana sede e os distritos de Anhanduí e Rochedinho.

Os trabalhos devem ser iniciador a partir da emissão da ordem de início dos serviços à consultora contratada e terá como prazo final 360 dias, que correspondem ao prazo de execução das obras.

Suspeito - Desde 2009, a prefeitura não revê o plano diretor de transporte e mobilidade urbana da Capital. O último foi elaborado pela empresa Logitrans, que chegou a ser investigada, em 2016, pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) paranaense.

A empresa era suspeita de elaborar estudos para embasar editais direcionados para atender um grupo de participantes. Ou seja, havia um procedimento oficial de licitação, mas os itens discutidos nos bastidores limitariam a concorrência.

Como participar – A empresas consultoras interessadas deverão apresentar ofício com todos os dados e contatos, bem como informações que demonstrem que estão qualificadas para prestar os serviços.

A escolha da lista curta será baseada na experiência da empresa e de sua equipe na elaboração do plano de mobilidade urbana ou plano de transporte coletivo urbano, em cidades de porte igual ou superior ao de Campo Grande.

As consultoras interessadas poderão obter mais informações através do telefone: (+55) 67 3314-9611, e por e-mail: vivacampogrande2@segov.campogrande.ms.gov.br, das 9h às 17h (hora local), do dia 04/05/2020 ao dia 15/05/2020.

As manifestações de Interesse deverão ser entregues, até às 17h, do dia 22/05/2020, no endereço abaixo: UGP (Unidade Gestora do Programa), na Rua Manoel Secco Thomé, 143, Jardim dos Estados, Campo Grande/MS. CEP: 79.020-020. Brasil.

Nos siga no Google Notícias