ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura tem 10 dias para informar MPE situação de áreas invadidas

Antonio Marques | 21/03/2016 12:48
Uma das áreas questionadas pelo MPE é ocupada por uma loja maçônica no Bairro Portinho Pache (Foto: Marcos Ermínio)
Uma das áreas questionadas pelo MPE é ocupada por uma loja maçônica no Bairro Portinho Pache (Foto: Marcos Ermínio)

O MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) publicou no diário oficial do órgão, nesta segunda-feira, 21, uma portaria sobre a instauração de um procedimento administrativo para acompanhar os encaminhamentos da prefeitura de Campo Grande relacionadas às mais de 600 áreas públicas ocupadas, com indícios de irregularidades, por particulares na Capital.

A promotora de justiça, Andreia Cristina Peres da Silva, da 42ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente, habitação e Urbanismo de Campo Grande deu prazo de 10 dias para o prefeito Alcides Bernal (PP) se manifestar a respeito da portaria, informando sobre as autorizações e permissões de uso de bens públicos em vigência.

Conforme o MPE, um procedimento administrativo aberto em 2013 apurou a existência de mais de 600 autorizações e/ou permissões de uso de bens concedidos pelo município desde 2003. Número que, segundo o próprio Ministério Público, deve ser muito maior se considerados os anos anteriores ao período levantado.

Para a promotora Andreia Cristina, as autorizações e permissões de uso dos bens públicos são expedidas sem fundamentação, considerando apenas o benefício dos particulares que usam o bem. Outro fator questionado pelo MPE é a falta de processo licitatório, além da falta de clareza sobre o motivo de escolha do particular para receber a autorização ou permissão sem qualquer contraprestação.

A promotora lembra que o administrador público deve agir respeitando à lei, e que o mesmo é vedado entregar um imóvel público a particular e permitir a instalação de obras e atividades que nada tem a ver com o uso para o bem comum da sociedade, visando apenas satisfazer o interesse do agraciado.

Andreia Cristina Peres da Silva destaca que os bens tratados pela portaria possuem a finalidade de utilização para áreas livres, por serem doadas a município para implantação de equipamentos públicos, como praças, escolas, postos de saúde.

Como exemplo de irregularidades no processo de autorização e permissão, a promotora cita o caso da Loja Maçônica Colunas da Lei nº 55, que teve área concedida em 2005. Segundo Andreia Cristina, a prefeitura não levou em consideração, no momento da renovação em 2008, o fato de a loja maçônica ter cercado a área, construído casa e campo de futebol no terreno, “sem ao menos cogitar qual seria o interesse da coletividade na instalação do muro, a casa do zelador e o campo de futebol em terreno doado”, descreveu.

A promotora considera que a área da maçonaria deveria ser uma praça visando satisfazer o lazer de todos os moradores do Bairro Portinho Pache e “não para o desfrute de alguns poucos particulares”.

Para Andreia, autorizar ou permitir a instalação de obras em empreendimentos particulares em bens públicos contraria às normas que garantem o desenvolvimento sustentável da cidade, o bem-estar e a qualidade de vida do cidadão, que são direitos fundamentais garantidos na Constituição.

Na portaria, o MPE lembra que as autorizações em vigor violam frontalmente os princípios que regem a administração pública e caracterizam a posse ilígitima de particulares sobre bens de uso comum do povo. Por isso, a promotora considera necessária a revisão e revogação das autorizações e permissões de uso em vigor e a retomada das áreas públicas.

Diante dessas irregularidades, no último dia 9, a promotora recomendou ao prefeito Alcides Bernal (PP) a retomada da área da Maçonaria, que fica no Bairro Portinho Pache e de um dos terrenos que é ocupado pela igreja evangélica Assembleia de Deus Nova Aliança, fundada, em Campo Grande, pelo vice-prefeito afastado, Gilmar Olarte. Ela considera as duas áreas públicas "ilegalmente ocupadas".

O Campo Grande News procurou a assessoria da prefeitura para saber a relação dos imóveis públicos que são ocupados por particulares na Capital e se o prefeito vai atender a solicitação do MPE, mas até o fechamento dessa matéria não obteve retorno.

Nos siga no Google Notícias