ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Prefeitura vai exigir passaporte vacinal em eventos privados de carnaval

Marquinhos Trad disse que clubes e boates que descumprirem regras serão fechados pela Vigilância

Adriel Mattos | 26/11/2021 17:46
Mais de 200 fiscais estarão nas ruas na semana de carnaval. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Mais de 200 fiscais estarão nas ruas na semana de carnaval. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), disse nesta sexta-feira (26) ao Campo Grande News que o município vai permitir eventos de carnaval em clubes e boates sob normas rígidas de biossegurança. “Não vai ter notificação, vamos fechar quem descumprir. Estamos avisando com 90 dias de antecedência”, alertou.

Para entrar, será obrigatória a apresentação do cartão de vacinação com duas ou três doses ou ainda o teste RT-PCR negativo para covid-19 feito nas 24 horas anteriores. “Vamos reunir nosso grupo de prevenção à covid para determinar as condições”, explicou o prefeito.

Marquinhos adiantou parte das medidas que serão detalhadas pelo comitê, formado por autoridades de saúde, especialistas, gestores públicos municipais e representantes do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) e Defensoria Pública.

A realização de qualquer festividade está condicionada à emissão de um alvará sanitário. “Vai ter que cumprir regras. Haverá a obrigatoriedade de máscara e limite de foliões pela metragem do local, além do espaçamento de mesas e uso de máscara e luvas pelos funcionários”, disse o prefeito.

Haverá mais de 200 fiscais na semana do carnaval para garantir o cumprimento das medidas. “Não tem autorização, vamos fechar. Os fiscais vão a outros locais como bares”, finalizou.

Cancelamento – Mais cedo, Marquinhos anunciou que não haverá carnaval de rua em 2022, tendo em vista que a pandemia de covid-19 continua provocando mortes, ainda que em menor número após seu ápice.

“Estamos retomando, de maneira gradual, a nossa vida normal, mas ainda vivemos a incerteza do afastamento do perigo da covid-19 e o surgimento de novas variantes, que preocupam técnicos em saúde do mundo inteiro. Em razão disso, em Campo Grande, optamos por não ter carnaval de rua. Seria imprudente e irresponsável contrariar a ciência e colocar em risco a saúde da nossa gente”, justificou.

Contrários – O secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, disse nesta sexta-feira (26) que não aconselha a realização de eventos carnavalescos.

“Solicitei que pudéssemos fazer essa discussão dentro do comitê para que o governo tenha uma posição em relação a estes eventos. Enquanto secretário de Saúde, tenho uma visão técnica de que neste momento, a gente precisa se abster de ter carnavais. Logicamente, o governo tem pedidos de apoio por parte de prefeitos [para ter]. No entanto, eu escuto da minha equipe, de alguns secretários municipais de Saúde, que ainda não é hora de se promover eventos que levem a grandes aglomerações”, ponderou.

Já o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) declarou que, caso as prefeituras decidam realizar as festividades, precisam respeitar o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia).

“O programa Prosseguir é que vai oferecer um diagnóstico da situação epidemiológica, emitindo recomendações a todos os municípios. A decisão sobre a realização do carnaval é prerrogativa dos prefeitos”, destacou.

Nos siga no Google Notícias