ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Prefeitura vai fornecer medicamento contra vírus que ameaça bebês

VSR é um dos principais agentes etiológicos envolvidos nas infecções respiratórias agudas; Cada dose da medicação protege o recém-nascido por um mês

Danielle Valentim | 16/02/2018 09:26
Criança deverá receber mensalmente a dose correspondente, enquanto durar o período de circulação do vírus. (Foto: Divulgação/PMCG)
Criança deverá receber mensalmente a dose correspondente, enquanto durar o período de circulação do vírus. (Foto: Divulgação/PMCG)

A partir da próxima terça-feira (20) a aplicação do medicamento para a prevenção da infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR), poderá ser agendada na rede pública. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai disponibilizar o Palivizumabe para crianças do subgrupo de mais alto risco para internações ou complicações, como prematuros e cardiopatas.

O VSR é um dos principais agentes etiológicos envolvidos nas infecções respiratórias agudas no primeiro ano de vida, podendo ser responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias durante os períodos de sazonalidade.

Cada dose da medicação protege o bebê por um mês. Portanto, a criança deverá receber mensalmente a dose correspondente, enquanto durar o período de circulação do vírus, que compreende de fevereiro a julho.

Os critérios para aplicação estão estabelecidos em Portarias e Notas Técnicas do Ministério da Saúde, que orientam quem pode receber as doses: crianças prematuras nascidas com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas e com idade inferior a um ano; e crianças com idade inferior a dois anos com doença pulmonar crônica da prematuridade (displasia broncopulmonar) ou doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada.

Se o bebê tem a prescrição para a aplicação do Palivizumabe, o responsável deverá ligar no telefone 3314-3062 para fazer o agendamento.

Documento necessários

Laudo para solicitação de Palivizumabe preenchido,carimbado e assinado pelo médico que prescreveu a aplicação;
Cópia e original do cartão SUS da criança;
Cópia da certidão de nascimento da criança;
Cópia e original dos documentos do responsável (RG E CPF);
Cópia do comprovante de residência;
Receita atualizada do médico especialista que acompanha a criança (a receita tem validade para apenas 7 dias);
Pacientes prematuros anexar também cópia do relatório de alta hospitalar do berçário e informar doses já realizadas quando internados;
Pacientes cardiopatas anexar cópia do relatório médico com a descrição da cardiopatia, o grau da hipertensão pulmonar e os medicamentos utilizados.

A aplicação do medicamento ocorrerá em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), somente, às terças-feiras na Clínica Escolar Integrada (atrás do bloco XII), na Avenida Costa e Silva, s/nº – Bairro Universitário.

Nos siga no Google Notícias