ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prêmio Gestão Escolar exalta modelo de escolas integrais e promove intercâmbio

Helton Verão | 24/09/2012 17:45

As duas escolas de ensino integral, no Rita Vieira e no Paulo Coelho Machado, tiveram seu ensino destacados

Nelsinho e Puccinelli exaltaram momento da educação no Estado (Foto: Rodrigo Pazinato)
Nelsinho e Puccinelli exaltaram momento da educação no Estado (Foto: Rodrigo Pazinato)

Com um auditório lotado, foi entregue na tarde desta segunda-feira (24), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o Prêmio Gestão Escolar 2012, aos finalistas de Mato Grosso do Sul.

O prêmio se destaca como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas brasileiras, tendo como principal objetivo a melhoria da gestão e qualidade do ensino. Os participantes foram avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços e recursos.

A vencedora deste ano foi a escola municipal Professora Iracema Maria Vicente, na divisa dos bairros Rita Vieira e Itamaracá, em Campo Grande.

O governador André Puccinelli e o prefeito Nelson Trad Filho, marcaram presença na premiação e simbolizaram de forma bem humorada a disputa entre as escolas estaduais e municipais.

“Empatar eu aceito, agora perder não aceito não, se preparem porque no ano que vem quero dar uma lavada” prometeu arrancando risos da plateia, o governador Puccinelli.

Também disse que, diferente dos “teimosólogos”, acredita que a premiação é essencial para incentivar o ensino, lembrando dos seus tempos, quando ganhava bolas de “gude” por um bom desempenho escolar.

“Nosso foco era bater de frente com o ensino do Colégio Militar, todo ano eles ganhavam todos os prêmios possíveis relacionados a educação. Se tinham 20 medalhas, todas eram conquistadas por alunos deles. Neste ano as escolas estaduais venceram 14 disputas e eles nove”, ressaltou o governador.

O prefeito Nelsinho, foi mais sério e critico em seu discurso, chegando a reclamar das acusações de candidatos a prefeitura da Capital.

“Todo vitorioso tem de ser generoso, ouvi as opiniões de candidatos da oposição, a Capital aderiu ao Bolsa Universitária e a escola em tempo integral, projetos oferecidos pelos adversários. Mas na hora de colocar mãos a obra, eles se escondem na sombra”, comentou Nelsinho.

Finalizou lembrando do processo de adaptação das escolas em tempo integral da Capital, que imaginava que o período da manhã era de estudos, e o da tarde era de fazer educação física, e que se enganou ao estudar como funcionava.

“Ao visitar várias escolas que já eram em tempo integral pelo país, descobri que a metodologia era outra. Tivemos que nos preparar para isso”, contou o prefeito.

Vanda revela fórmula que rendeu título escola (Foto: Rodrigo Pazinato)
Vanda revela fórmula que rendeu título escola (Foto: Rodrigo Pazinato)

A fórmula -A diretora da escola Iracema Maria Vicente não conseguia esconder a felicidade pelo prêmio. Além do ensino integral, exaltou as atividades oferecidas pela escola, relacionadas as pesquisas sobre o dia a dia.

“Incentivamos as crianças a levarem pesquisa para casa e trazer resultados, tais como a doenças, asfalto, transporte, problemas públicos que começaram ser abordados pelas crianças”, revelou Vanda Luchesi.

Vanda já tem planos para a premiação do ano que vem. “Os pais irão participar o ensino dos filhos, vão responder a questionários sobre problemas enfrentados em casa e na região onde moram”, planeja.

A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, exaltou esta edição do Prêmio Gestão Escolar, constatando um aumento de escola participantes em 100%, mas que ainda acha pouco.

“No Estado foram 119 escolas participando, o dobro que a edição anterior, mas ainda é pouco, queremos triplicar este número”, almeja a secretária.

Todos os diretores das escolas vencedores dos 26 Estados, mais o Distrito Federal, irão embarcar no próximo dia 5 para os Estados Unidos, para conhecer como funciona o ensino em tempo integral nas escolas do país.

Em novembro as finalistas de todo Brasil disputam o Prêmio Destaque Brasil, em São Paulo. As seis escolas finalistas do País, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil cada. A selecionada como primeira colocada ganha R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos.

Os outros finalistas - Na ordem os demais finalistas estaduais e suas classificações nesta edição: Escola Estadual Vespasiano Martins, Amambai; Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, Dourados; Escola Estadual José Alves Ribeiro, Rochedo; Escola Estadual Frei João Damasceno, Caarapó; Escola Municipal Vereador Odércio Nunes de Matos, Naviraí.

Nos siga no Google Notícias