A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

12/03/2014 19:37

Preocupada com doença renal, Sesau orienta população sobre fatores de risco

Alan Diógenes

Profissionais da ABREC e da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) desenvolverão atividades comemorando o Dia Mundial do Rim, nesta quinta-feira (13), na praça Ari Coelho, em Campo Grande. Os especialistas farão aferição de pressão arterial, cálculo do índice de massa corpórea e orientarão os hipertensos e diabéticos sobre a doença renal crônica.

A campanha Previna-se com o tema: "1 em 10. O Rim Envelhece, assim como nós", têm como objetivo chamar a atenção para a alta prevalência da doença renal.

A doença é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. Esse percentual pode aumentar para 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos, deixando evidente que o risco para o seu aparecimento aumenta substancialmente com o envelhecimento.

Vários fatores de risco contribuem para o surgimento da doença, entre eles a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, tabagismo e presença de história familiar de doença renal.

De acordo com o governo brasileiro, considerando a população brasileira maior de 18 anos, mais de 20% tem hipertensão arterial, cerca de 8% tem diabetes, 18% é tabagista e cerca de 50% metade tem excesso de peso.

Durante a campanha, os pacientes diagnosticados com fatores de riscos para a doença serão avaliados e submetidos a exames mais específicos.

Após caos na emergência, Sesau cria equipe para gerir falta de leitos
Com déficit de 932 leitos em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) decidiu criar uma equipe especializada para otimizar a reg...
Sesau atenderá 350 pacientes do projeto Fila Zero no CEM
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) vai realizar o 5º mutirão do programa Fila Zero, às 7 horas deste sábado. As atividades serão no CEM ...
Sesau compra leito em hospital para transferir jovem com suspeita de H1N1
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) comprou leito em um hospital particular de Campo Grande para a transferência de Priscila Kelly Magalhães, 19 ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions