ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Presa por assassinato em motel trocou mensagens com suspeito

Comunicação entre Fernanda Aparecida da Silva Sylvério e Patrick Fontoura foram trocadas no dia do assassinato de Daniel Nantes Abuchaim

Geisy Garnes | 07/12/2018 11:52
Movimentação policial em estrada vicinal perto do Parque dos Poderes onde o corpo foi encontrado (Foto: Paulo Francis)
Movimentação policial em estrada vicinal perto do Parque dos Poderes onde o corpo foi encontrado (Foto: Paulo Francis)

Presa pelo assassinato de Daniel Nantes Abuchaim, 46 anos, Fernanda Aparecida da Silva Sylvério, 28 anos, disse à polícia que assumiu sozinha o crime porque recebeu ameaças da pessoa que, de fato, matou o ex-superintedente de Gestão de Informações do governo do Estado. O inquérito sobre o crime não aponta quem é essa pessoa, mas traz uma informação reveladora: foram identificadas conversas de Fernanda com Patrick Weslley Fontoura Dias de Lima - irmão de Mayara Fontoura Holsback, assassinada a tesouradas pelo namorado, Roberson Batista da Silva, em setembro de 2016.

Conforme o inquérito policial, as mensagens encontradas no celular de Fernanda foram trocadas no dia do crime, o que levanta a suspeita do envolvimento de Patrick no homicídio. Inicialmente, Fernanda alegou à polícia que havia assassinado Daniel sozinha, motivada por vingança a um possível assédio cometido por ele à sua namorada. Dias depois ela mudou a versão, afirmou que ele foi morto por um desconhecido e que só assumiu o homicídio após ter sido ameaçada.

Patrick é irmão de Mayara Fontoura Holsback, morta aos 18 anos pelo então namorado Roberson Batista da Silva, conhecido como Robinho. O crime aconteceu na casa em que a jovem morava com o irmão no Bairro Universitário no dia 15 de setembro de 2016. Em audiência, o rapaz explicou ao juiz que é músico e no dia do crime havia saído para viajar.

O caso no enquanto segue em investigação pela 3ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande.

Fernanda está presa desde o dia 21 de novembro (Foto: Arquivo pessoal)
Fernanda está presa desde o dia 21 de novembro (Foto: Arquivo pessoal)

Novo depoimento - No segundo depoimento prestado à polícia, Fernanda conta que no dia 19 de novembro buscou Daniel em casa. Assim que saíram de lá, pararam em um cruzamento com sinalização de pare e neste momento viram um homem armado entrar no banco traseiro do veículo.

Para a polícia, ela relatou que o suspeito era negro, alto, magro, usava uma touca cobrindo o rosto e chamou Daniel pelo nome, aparentando conhecê-lo. Ela afirmou ainda ter ouvido o “amigo” chamar o desconhecido pelo nome, que acredita ser Marcelo. Após a conversa, o homem passou para o porta-malas e a obrigou a dirigir até o motel no Jardim Noroeste.

A nova versão de Fernanda narra que dentro do quarto Daniel e o suspeito começaram a discutir por uma “dívida de dinheiro e cheques”. Durante a discussão, o assassino teria estrangulado o ex-superintendente com um “golpe com o braço” e colocou uma toalha no rosto dele.

Fernanda afirmou ainda ter percebido que Daniel sangrava após ter sido esfaqueado, mas que não viu o crime acontecer. Toda a cena teria ocorrido dentro do banheiro, de onde o homem foi arrastado pelo suspeito até a garagem e colocado dentro da Pajero TR4 da mulher.

O homem ainda teria ameaçado Fernanda, afirmando que “iria esfaqueá-la da mesma forma caso falasse alguma coisa”. Diante da ameaça, ela voltou ao veículo e deixou o motel com o corpo de Daniel no banco do passageiro e o assassino escondido no banco traseiro.

Seguindo as ordens do suspeito, ela afirma que dirigiu até uma estrada no Jardim Veraneio e viu o homem empurrar o corpo de Daniel com o pé. Depois fugiu do local e deixou o assassino em um semáforo na mesma região. Fernanda tentou fugir para Bela Vista. Contudo, horas depois, decidiu voltar à Capital, onde foi presa pela Polícia Civil.

O laudo necroscópico de Daniel ainda não foi entregue à polícia, mas informações preliminares mostram que ele morreu em virtude a fratura de duas vértebras, “provocadas por torção no pescoço", além de sofrer pelo menos sete cortes na cabeça e ferimento no tórax. Não foram identificados nenhuma lesão de defesa, o que para a polícia comprova que ele foi atraído pela “amiga”, torturado e morto.

Para confirmar a versão contada por Fernanda, a investigação da 3ª Delegacia de Polícia Civil pediu ainda exames de DNA para comparar o material genético da suspeita com os encontrados no corpo da vítima.

Nos depoimentos, familiares e amigos de Daniel relataram à polícia que o ex-superintendente passava por problemas financeiros, mas que não tinham conhecimento se ele recebia ameaças ou ainda de qualquer empréstimo recente feito por ele.

Nesta semana, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) denunciou Fernanda à Justiça por homicídio duplamente qualificado - dissimulação e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. No pedido, a promotora Aline Mendes Franco Lopes, não leva em consideração o nome depoimento da suspeita.

Nos siga no Google Notícias