ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Preso na sexta fase da operação Omertà morre vítima da covid-19

Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, onde ficou internado por duas semanas

Aline dos Santos | 24/12/2020 08:48
Cláudio  foi preso  no dia 2 de dezembro e defesa questiona necessidade. "Ele era réu primário, com bons antecedentes, emprego e residência fixa". 
Cláudio  foi preso  no dia 2 de dezembro e defesa questiona necessidade. "Ele era réu primário, com bons antecedentes, emprego e residência fixa".

Preso na sexta fase da operação Omertà, Cláudio Rosa de Moraes, 53 anos, o Cláudio BX,  morreu ontem (dia 23) em Campo Grande vítima da covid-19. Ele estava preso desde 2 de dezembro, durante a etapa da ação batizada de “Arca de Noé”. Cláudio era alvo de prisão preventiva na operação e também foi flagrado com munições em casa.

Segundo a defesa, ele era vendedor do título de capitalização Pantanal Cap, sem recursos para pagar fiança de R$ 10 mil, arbitrada pela Justiça no caso do flagrante. Conforme o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), o preso era um dos gerentes de área do jogo do bicho em Campo Grande, sob as ordens de uma “gerentona”.

Após a prisão, ele foi levado ao Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros) e, na sequência, para a Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira. O preso passou mal e foi levado ao HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian, onde ficou internado por duas semanas.

O advogado Ewerton Bellinati afirma que não é possível afirmar que Cláudio tenha se infectado após a operação, mas questiona a necessidade da prisão. “Era necessário, adequado e proporcional a prisão preventiva neste momento? Sendo que temos medidas cautelares diversas da prisão. Ele era réu primário, com bons antecedentes, emprego e residência fixa”, afirma.

Segundo a defesa, a prisão preventiva decretada na operação Omertà foi suspensa na semana passada. Quanto à fiança de R$ 10 mil, o advogado havia recorrido ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para que o pagamento fosse derrubado.

Munição –  No total, foram apreendidos dentro de uma mala dez munições de calibre 380, oito munições de calibre 22, além de dois carregadores de pistola (com capacidade para dezenove munições cada) e uma peça de pistola (suporte de mola do ferrolho). Cláudio não apresentou nenhum registro da arma de fogo e acabou preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido

Em depoimento, o vendedor disse que não sabia sobre as munições, pois até fevereiro deste ano o cômodo pertencia ao cunhado. O parente compareceu ao local e confirmou que as munições lhe pertenciam, bem como tinha registro da arma. Porém, o documento não foi apresentado.

Nos siga no Google Notícias