Preso serra tela de proteção de cadeia considerada a mais segura de MS
Tentativa de fuga foi registrada no mês passado; caso é tratado como dano ao patrimônio público pela Agepen
Considerado a cadeia mais segura de Mato Grosso do Sul, a Penitenciária Estadual Masculina da Gameleira, localizada na MS-455, em Campo Grande, teve tela de proteção cerrada durante tentativa de fuga de um preso. O caso ocorreu no dia 20 do mês passado e é tratado pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) como dano ao patrimônio público.
Segundo apurado pelo Campo Grande News, a tentativa de fuga ocorreu por volta da 0h30 do dia 20 de abril. O detento subiu uma altura de aproximadamente três metros, arrancou as lâminas da cerca concertina e cortou a capa do colchão. Como os presos usam roupa laranja, a intenção do interno era se enrolar no pano e sair no escuro sem ser visto.
O preso chegou a cortar uma tela de proteção que dá acesso ao solário da cela disciplinar, ficou com metade do corpo para fora, mas foi flagrado por um policial penal que estava na torre três.
À reportagem, a Agepen assumiu que detendo foi flagrado tentando cortar a tela que cobre um dos pavilhões durante o banho de sol. O caso, porém, não está sendo tratado como tentativa de fuga e foi registrado como dano ao patrimônio público. A instituição também informou que está apurando o ocorrido e que foi aberto procedimento administrativo disciplinar.
A estrutura - Diferente das demais unidades prisionais de Mato Grosso do Sul, é administrada exclusivamente por policiais penais que cuidam desde a segurança interna à vigilância das muralhas. O local conta com 120 câmeras de monitoramento localizadas em pontos estratégicos.
O presídio foi construído em concreto usinado, material que dificulta a escavação de túneis. Os portões da penitenciária são abertos a partir do piso superior, mecanismo que evita contato direto do agente com o detento.