ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Prevenção será o foco das ações de combate à hepatites

Thiago de Souza | 22/07/2015 23:36
Informativos sobre a doença serão distribuídos aos 79 municípios do Estado. (Foto: Divulgação/SES)
Informativos sobre a doença serão distribuídos aos 79 municípios do Estado. (Foto: Divulgação/SES)

A Secretaria Estadual de Saúde vai iniciar nesta quinta-feira (23), a distribuição de materiais informativos referentes ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado no próximo dia 28.

O trabalho é feito por meio da Coordenadoria do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais. Serão distribuídos kits informativos e preservativos de divulgação. O objetivo é reforçar as ações em cada município. Segundo o programa, os informativos auxiliam na conscientização das ações de prevenção.

Além dos informativos, o trabalho junto à base de dados registrado no SINAN (Sistema Nacional de Agravos e Notificação) deve ser ressaltado porque propicia o monitoramento do aumento de doenças e com isso, realizar ações e campanhas referentes à prevenção.

Já o tratamento das hepatites é realizado em dois locais de referência no mato Grosso do Sul, Hospital Dia Esterina Corsini – HU e no Centro Especializado em Tratamento de Doenças Infecciosas e parasitárias – CEDIP.

As Hepatites A e E são de transmissão fecal-oral, tem sua forma de transmissão relacionada a condições de saneamento básico. Já nos casos de hepatite B sua maior forma de transmissão é sexual hepatite C e D com transmissão parenteral e compartilhamento de objetos contaminados (tatuagem, seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de manicures) com menor freqüência por transmissão sexual.

Nos últimos cinco anos os casos de hepatite A aumentaram em 2014 (105), e nos casos de hepatite B e C houve uma inversão histórica (164 e 218).

Serviço: maiores informações sobre o Programa de DST/ AIDS e Hepatites Virais podem ser obtidas no telefone: (67) 3318 1664/ 1693/ 1601.

Nos siga no Google Notícias