ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Ouvidoria da prefeitura realiza pesquisa com usuários das unidades de saúde

Flávia Lima | 21/07/2015 17:52
Atendimento nas unidades de saúde é alvo de pesquisa. (Foto:Divulgação)
Atendimento nas unidades de saúde é alvo de pesquisa. (Foto:Divulgação)

A prefeitura da Capital iniciou pesquisa para levantar informações quanto a qualidade dos serviços prestados nas unidades de saúde do município. O objetivo do projeto, batizado de “Ouvidoria Viva – cidadania com saúde” é abranger todos os distritos sanitários, sendo o primeiro deles o Distrito Norte.

A pesquisa qualitativa aconteceu no primeiro semestre deste ano abrangendo as 23 unidades da região, ouvindo 1.027 usuários dos serviços de saúde. De acordo com a Ouvidora-Geral da prefeitura, Jacqueline Hildebrand Romero, os usuários, ao responder a pesquisa, foram esclarecidos que as informações coletadas poderiam ser usadas para a tomada de decisões para a melhoria da qualidade dos serviços.

“Evidenciamos, por exemplo, que há uma procura maior dos serviços por mulheres, algumas unidades de saúde têm alta demanda e outras uma demanda menor e que o tempo de espera, na maioria das unidades, está na média de 30 minutos”, disse Jacqueline.

Do universo de 1.027 entrevistados, a predominância foi do gênero feminino, com 74%, revelando que os homens frequentam menos as unidades. A consulta médica, por exemplo, foi o atendimento mais procurado pelos entrevistados com 68%, seguida de medicamentos, com 13%, exames com 9%, odontologia alcançando 6% e urgência e emergência com 5%.

A estrutura das unidades de saúde também foi alvo da pesquisa. Os usuários ouvidos opinaram sobre a limpeza, conforto, consultórios, banheiros, entre outros locais. A maioria dos entrevistados, 52%, considerou boa a limpeza dos locais de espera, 23% consideram muito boa e 8% disseram ser insatisfatória.

Nos siga no Google Notícias