ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Professores esperam resposta sobre reunião com prefeito marcada para esta terça

Flávia Lima | 29/06/2015 13:32
Professores estão reunidos em frente a prefeitura aguardando resposta do prefeito Gilmar Olarte. (Foto:Marcos Ermínio)
Professores estão reunidos em frente a prefeitura aguardando resposta do prefeito Gilmar Olarte. (Foto:Marcos Ermínio)

Os professores em greve da rede municipal ainda aguardam confirmação da reunião previamente agendada com o prefeito Gilmar Olarte (PP) na última sexta-feira (26). Segundo o presidente da ACP (Associação Campograndense dos Profissionais em Educação), Geraldo Gonçalves Alves, a resposta deve ser dada pelo secretário de Governo e Relações Institucionais, Paulo Matos.

Enquanto aguardam a confirmação, a categoria permanece na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua 25 de Dezembro, realizando abordagem dos motoristas e solicitando adesão ao abaixo-assinado que reivindica o cumprimento da lei de unificação ao piso nacional.

Em assembleia realizada sexta-feira, os professores decidiram manter a paralisação até esta terça-feira (30), até a conversa com o prefeito. Na quarta, (1) uma nova assembleia deve acontecer às 9 horas na sede da ACP para deliberar sobre o encontro com o prefeito.

Nesta segunda-feira (29), o sindicato ingressou com duas representações no Ministério Público contra o prefeito Gilmar OlarteUma é um ato de improbidade administrativa e a outra é a abertura de processo de crime de responsabilidade, ambas devido ao descumprimento da lei do Magistério 5411, que determina a unificação do piso da categoria.

Na semana passada, o Executivo também ingressou com ação, acatada pelo Tribunal de Justiça, proibindo os professores de realizarem bloqueios de avenidas e de promover apitaços em frente a prefeitura.

Os educadores pedem reajuste de 13,01%, parcelados em dez vezes. O Executivo já chegou a oferecer 8,5%, que foi recusado pela categoria. 

Segundo a Semed (Secretaria Municipal de Educação), apenas 10% das escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) estão paradas. Para a ACP, das 94 escolas, 30 estão funcionando normalmente, 55 de forma parcial e 13 aderiram totalmente à paralisação.

 

Nos siga no Google Notícias