ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Após liminar do Tribunal de Justiça, professores apelam à irreverência

Com boca fechada e faixa “Não buzine, silêncio! prefeito trabalhando", grevistas fazem manifestação criativa

Antonio Marques e Flavia Lima | 29/06/2015 10:49
Com esparadrapos na boca e faixa pedindo silêncio, professores iniciam a semana com protesto irreverente em frente à Prefeitura (Foto: Marcos Ermínio)
Com esparadrapos na boca e faixa pedindo silêncio, professores iniciam a semana com protesto irreverente em frente à Prefeitura (Foto: Marcos Ermínio)

Depois da decisão do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que proibiu os professores de usar instrumentos sonoros, bloquear ruas e impedir o acesso à Prefeitura de Campo Grande, na quinta-feira, 25, os professores decidiram cumprir a decisão, mas com irreverência. Cerca de 100 educadores estão no gramado do Paço Municipal em silêncio. Alguns colocaram esparadrapos na boca e seguram faixas pedindo silêncio à população enquanto o prefeito trabalha, enquanto entregam panfletos aos motoristas.

Uma das faixas que os professores seguram, na esquina da rua 25 de Dezembro com a Avenida Afonso Pena, pede “Não buzine, Silêncio! 'Prefeito trabalhando'”. No entanto, os motoristas não estão obedecendo à solicitação dos educadores. “As pessoas não estão respeitando nosso pedido, pois começam a buzinar depois de ver a faixa”, comentou o presidente da ACP/Sindicato (Associação Campograndense dos Profissionais em Educação), Geraldo Gonçalves Alves.

Segundo Geraldo, os professores também estão em quatro saídas da cidade (para São Paulo, Cuiabá, Aquidauana e Rochedo) fazendo panfletagem e recolhendo assinaturas da população em apoio a lei que obriga a Prefeitura a pagar o reajuste do piso salarial nacional da categoria e a lei municipal 5.411/2014, que prevê um acréscimo ao piso salarial profissional de 13,01%.

Na última quinta-feira, o desembargador Romero Osme Dias Lopes, do Órgão Especial do TJ/MS, atendendo um pedido do município, proibiu os professores de usar instrumentos sonoros, bloquear ruas e impedir o acesso na Prefeitura Municipal durante a greve. Foi estabelecida multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento.

Na ação, o Executivo solicitava que os educadores mantivessem distância mínima de 200 metros do Paço pelo menos até que haja uma decisão no processo que irá julgar se a paralisação é legítima, mas o desembargador não acatou esta parte do pedido.

Impasse - Educadores da Reme (rede Municipal de Ensino) estão em greve para obter o reajuste de 13,01%. O Executivo já chegou a oferecer 8,5%, que foi recusada pela categoria. Porém prometeu uma nova contraproposta após ajustar a folha e reduzir o gasto com pessoal, em conformidade com a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Os professores pediram os 13,01% em dez parcelas, como forma de facilitar o cumprimento da lei por parte da Prefeitura, mas até o momento não houve acordo e a greve entra no 36º dia, enfraquecido pela volta de parte das escolas às atividades.

Segundo a Semed (Secretaria Municipal de Educação), apenas 10% das escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) estão paradas. Para a ACP, das 94 escolas, 30 estão funcionando normalmente, 55 de forma parcial e 13 aderiram totalmente à paralisação.

Nos siga no Google Notícias