ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Professores mantêm greve para forçar saída de diretora do Instituto Mirim

Aline dos Santos e Flávia Lima | 20/03/2015 12:35
Greve de professores vai deixar mil alunos sem aulas. (Foto: Marcelo Calazans)
Greve de professores vai deixar mil alunos sem aulas. (Foto: Marcelo Calazans)

Com grevistas e direção irredutíveis, terminou sem acordo a reunião no Instituto Mirim intermediada pelo titular da Semad (Secretaria Municipal e Administração), Wilson do Prado.

De um lado, os 26 professores prometem manter a greve, deflagrada hoje, até a saída da presidente Mozania Ferreira Campos, indicada pelo prefeito cassado Alcides Bernal (PP). Ela, por sua vez, mandou dizer à imprensa que fica no cargo até a assembleia marcada para 15 de abril.

De acordo com o secretário, outra reunião acontecerá no período da tarde desta sexta-feira. Na nova rodada de negociação, Prado vai enviar dois advogados da prefeitura de Campo Grande. Ao término da primeira etapa, ele disse que tentou sensibilizar os professores sobre a situação dos mil alunos. “A prefeitura é contra deixar o aluno sem atendimento. O adolescente não pode ficar no prédio sem fazer nada”, diz.

O corpo docente cobra a saída da presidente, denuncia assédio moral e pede melhores condições de trabalho. Segundo os professores, os materiais pedagógicos estão sucateados e os computadores são antigos. A direção informa que os materiais são novos.

Sobre a denúncia de assédio moral, inclusive com instalação de câmeras para monitorar os funcionários, o secretário afirmou que o caso será apurado.

Responsável pela capacitação profissional de adolescentes, o Instituto Mirim sofreu mudanças no estatuto em 2009 e 2013, sendo desvinculado da prefeitura. O local se tornou uma ONG (Organização Não Governamental ) e passou a ser coordenada por um conselho deliberativo.

Os professores acusam Mozania de articular para ter a maioria do conselho, com novas indicações e exclusão de opositores. Para o grupo, ela pode garantir a reeleição na próxima assembleia. Tradicionalmente, o Instituto Mirim era comandado pela primeira-dama da cidade.

Nos siga no Google Notícias