ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Professores se reúnem com Marquinhos Trad para pedir aumento salarial

Humberto Marques e Liniker Ribeiro | 30/04/2019 15:30
Nobre afirma que município não paga sua parte do reajuste desde 2015. (Foto: Arquivo)
Nobre afirma que município não paga sua parte do reajuste desde 2015. (Foto: Arquivo)

Após duas reuniões, nos meses de fevereiro e março, nas quais buscou uma proposta da Prefeitura de Campo Grande em relação ao aumento salarial deste ano, a ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) leva ao prefeito Marquinhos Trad (PSD) na tarde desta terça-feira (30) questionamentos referentes à correção acumulada dos últimos quatro anos.

O presidente da entidade, Lucílio Nobre, encontra-se logo mais com o prefeito e o secretário Pedro Pedrossian Neto (Planejamento e Finanças) tendo em mãos percentuais de 4,17%, relativo à correção do piso nacional do magistério (hoje em cerca de R$ 2 mil para o início de carreiras e 20 horas semanais) neste ano, e de 21,17%, índice que abrange um passivo acumulado desde 2015 que caberia apenas ao município.

O sindicalista afirma que os percentuais referentes à prefeitura não são pagos há quatro anos, chegando hoje a uma correção superior a um quinto dos vencimentos no magistério municipal. A intenção é apresentar os números ao município para verificar o que seria possível para o reajuste.

“Queremos conversar com o prefeito, saber se há alguma proposta, e depois levar para a categoria em uma assembleia geral para passar ao município o que eles encaminharem”, destacou Lucílio, torcendo para que “prevaleça o diálogo com o Executivo para que não haja prejuízo a ambas as partes”.

Em dúvida – A prefeitura, por sua vez, aponta dificuldades financeiras para atender os pleitos do funcionalismo neste ano, já que, atualmente, a folha de todo o funcionalismo consome 52,2% da receita corrente líquida (a arrecadação descontada as obrigações constitucionais), estando acima do chamado limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, de 51,3%. Isso impediria o município de reajustar salários.

Por esse motivo, Marquinhos já admite a possibilidade de parcelar o reajuste dos professores, a exemplo do que ocorreu no ano passado –quando foram pagos índices de 3,04%, em maio, e de 4,66% em dezembro. Em relação a todo o funcionalismo, o prefeito sustenta que o “mínimo” é conceder a reposição inflacionária do período.

A ACP, por seu turno, lembra que o Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério) prevê o repasse de R$ 39 milhões neste ano ao município, equivalente a 70% da folha do magistério.

Nos siga no Google Notícias