ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Projeto aprovado pela Câmara não altera atividades liberadas no fim de semana

O prefeito Marquinhos Trad ainda não decidiu se vai sancionar, mas diz que tem 30 dias para analisar proposta

Anahi Zurutuza | 16/07/2020 15:55
Movimentação em canteiro de obras, atividade proibida no fim de semana. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Movimentação em canteiro de obras, atividade proibida no fim de semana. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Embora a Câmara de Campo Grande tenha aprovado nesta manhã, em regime de urgência, projeto de lei que inclui, por exemplo, o comércio, a indústria e a construção civil como atividades essenciais na Capital, nada muda até o dia 31 de julho.

Vale o que foi decretado pela Prefeitura de Campo Grande e, portanto, a maior parte das lojas ficará fechada e obras terão de parar por dois fins de semana.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) ainda não decidiu se vai sancionar o projeto de lei 9.835/20, mas explicou ao Campo Grande News que tem um mês para chegar a um parecer. “Essa tramitação regimental deve levar até 30 dias antes de sancionar ou vetar”.

Mudança – Se sancionado, o projeto aprovado hoje na Câmara pode mudar quais atividades autorizadas ou não operar nos fins de semana, caso o “mini lockdown” tenha de ser estendido.

Foram inseridos no rol de essenciais: atividades ligadas a produção, transporte e distribuição de gás natural; indústrias químicas e petroquímicas de matérias-primas ou produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas, e toda cadeia relacionada a estas atividades. Também entraram setores ligados à construção civil, atividades industriais e comerciais em geral.

Valendo - Por meio do decreto nº 14.380, a Prefeitura de Campo Grande libera para funcionar, nos próximos dois fins de semana, supermercados e outros comércios ligados ao ramo de alimentos, igrejas, clínicas veterinárias e postos de combustíveis.

Também estão autorizadas a operar empresas que oferecem “serviços de infraestrutura, tais como fornecimento de água, esgoto, limpeza urbana, energia elétrica, distribuição de gás, telefonia e internet” e a concessionária da coleta de lixo. Hotéis e funerárias também estão na lista de autorizados a funcionar.

Bancos e lotéricas só podem abrir se for para o pagamento do auxílio emergencial.

Shoppings, galerias, lojas de roupas ou que comercializem quaisquer outros produtos que não sejam alimentos, e também outras atividades não citadas como essenciais, como academias, portanto, devem fechar as portas.

Conveniências podem funcionar, com as grades fechadas, ou seja, para entrega ou no sistema “pegue e leve”, sem consumação no local. O mesmo vale para bares, restaurante e lanchonetes, que podem funcionar internamente para atender pelos deliveries.

Apesar de serem considerados essenciais pelo governo federal, lojas de materiais de construção, por exemplo, também devem fechar. Veja mais no gráfico:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Dias de semana - Os shoppings estão autorizados a funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h e o comércio varejista de rua, das 9h às 17h.

Já os prestadores de serviços, como salões, clínica, a lava-jatos, podem trabalhar foram do horário do toque de recolher, ou seja, das 5h às 20h, de segunda a sexta.

Todos os estabelecimentos comerciais, abrindo ou não nos fins de semana, podem atender com lotação máxima de 30%.

O decreto que endurece as medidas restritivas na Capital de 18 a 31 de julho, instituindo uma espécie de lockdown por dois fins de semana, foi publicado no Diário Oficial de ontem (15).

Vereadores reunidos em sessão (Foto: Câmara de Campo Grande/Arquivo)
Vereadores reunidos em sessão (Foto: Câmara de Campo Grande/Arquivo)

Autonomia - Em entrevista ontem, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luiz Eduardo Costa, esclareceu que “os municípios têm autonomia para criar as próprias regras”.

O secretário se refere a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), do dia 6 de maio, que autoriza governadores e prefeitos a baixarem normas restritivas à locomoção de pessoas e ao transporte interestadual e intermunicipal, sem necessidade de observar determinação do governo federal ou de órgãos sanitários nacionais.

Nos siga no Google Notícias