ACOMPANHE-NOS    
ABRIL, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Promotoria dá prazo para Santa Casa resolver problemas vistos em inspeção

Por Rafael Ribeiro | 13/12/2016 10:08
Questões de infraestrutura foram alertadas em duas vistorias feitas pela Vigilância Sanitária (foto: arquivo)
Questões de infraestrutura foram alertadas em duas vistorias feitas pela Vigilância Sanitária (foto: arquivo)
Hospital prometeu entregar documentação (foto: arquivo)
Hospital prometeu entregar documentação (foto: arquivo)

O MPE-MS (Ministério Público Estadual do Mato Grosso do Sul) deu prazo de 90 dias para que a Santa Casa de Campo Grande resolva problemas de infraestrutura verificados em duas inspeções realizadas pela Vigilância Sanitária Estadual no hospital desde o ano passado.

Em parecer publicado hoje (13)no Diário Oficial do MPE-MS, a promotora Paula da Silva Volpe, da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública de Campo Grande, atesta que poucas irregularidades foram de fato solucionadas pela ABCG (Associação Beneficiente de Campo Grande), mantedora da Santa Casa, entre a primeira inspeção feita, em outubro de 2015, e a segunda, em maio deste ano.

Infiltrações em paredes e tetos, mofo, áreas sem ventilação adequada, entradas, saídas e banheiros sem adaptações necessárias para hospitais e até mudança dos locais das máquinas e do depósito de lixo foram alguns dos pontos verificados pela Vigilância Sanitária e que, já em 2015, motivaram a abertura de um inquérito civil para investigação.

Além de prazo para a realização de uma nova vistoria em três meses, a promotora também deu dez dias que o presidente da ABCG, Esacheu Cipriano Nascimento, acate ou não a decisão e descreva as ações imediatas tomadas para asolução.

"Queremos que eles nos informem afinal o que de fato foi feito e de quanto tempo precisam para reformar o que falta. Se nos pedirem um prazo maior para determinados assuntos, nós vamos dialogar", disse a promotora.

Por meio de sua assessoria, a Santa Casa de Campo Grande respondeu que já realizou as correções relatadas na inspeção deste ano e que enviará no prazo estabelecido toda a documentação exigida pela promotora.