ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Proncor restringe horário de atendimento a clientes de planos de saúde

Ítalo Milhomen e Aline dos Santos | 28/02/2011 09:20

A mudança terá validade a partir de amanhã

A partir de amanhã, Proncor vai restringir horário de atendimento para beneficiários de planos de saúde. (Foto: Simão Nogueira).
A partir de amanhã, Proncor vai restringir horário de atendimento para beneficiários de planos de saúde. (Foto: Simão Nogueira).

O pronto socorro do hospital Proncor, referência para problemas cardíacos, deixará de atender clientes de todos os convênios no período entre 18h30 e 7h. A mudança terá validade a partir de amanhã, primeiro de março. Já o atendimento particular não sofreu alteração.

Clientes dos planos de saúde reclamam que foram prejudicados e terão que buscar outro local para atendimento. O bombeiro Fernando Ferreira, de 39 anos, foi ontem ao Proncor Hospital Geral, na Chácara Cachoeira, para colocar pinos no braço após um acidente de moto na última sexta-feira, ocorrido na avenida Afonso Pena.

Ele vê a paralisação do atendimento para os conveniados de planos de saúde como um grande prejuízo para os clientes.

“Isso é terrível, vai lá na Santa Casa para você ver como está a situação lá”, reclamou Ferreira, que tinha como poucas opções de atendimento o pronto socorro do Proncor.

Ferreira conta que sofreu o acidente depois das 18h30, se a nova regra já estivesse valendo, não poderia ser atendido pelo convênio que possui da empresa Unisaúde.

“Fui para Santa Casa depois do acidente e tinha um paciente esperando desde as 10h da manhã um ortopedista para fazer a cirurgia. Fui a ao Proncor e estava lotado, fui para minha casa e voltei no sábado para fazer a cirurgia”, relatou o bombeiro.

Para o funcionário público, José Eduardo Mattos, de 50 anos, cliente da Unimed, a suspensão deste tipo de serviço para os conveniados é uma forma dos hospitais pressionarem os planos de saúde a reajustarem os valores dos serviços prestados. Na opinião, mesmo sendo um hospital particular, a população é que sai prejudicada.

“Se houver uma emergência vou ter que procurar outros hospitais para atendimento porque a Santa Casa não dá”, comentou Mattos.

A assistente social, Dora Correa, de 57 anos, que foi levar o filho para um atendimento na manhã de ontem ao Proncor Centro, na rua Maracaju, se surpreendeu com a medida do hospital.

“Sempre levo minha mãe aqui no Proncor, porque ela tem problema de pressão, queria saber como vai ficar agora. No aviso diz que não aceitarão os clientes conveniados, exceto nas ocasiões resguardadas pela lei. Mas quais são elas? Eles não explicaram essas situações”, questiona Dora.

“Nós temos um convênio, precisamos de atendimento de urgência, alguém tem que arranjar uma solução” reclama a assistente social.

Dejanira reclama que situação é absurda. (Foto: Simão Nogueira).
Dejanira reclama que situação é absurda. (Foto: Simão Nogueira).

Comodismo - Dejanira Gomes Monteiro Ikeda, de 56 anos, acha absurdo a situação, pois a maioria dos acidentes ocorrem neste horário após as 18 h.

“O Proncor já é referência no atendimento na região, mas se eu chegasse aqui e não pudesse ser atendida teria que procurar o Prontomed ou hospital Miguel Couto da Unimed”, relata Dejanira.

Nathália Ikeda, de 21 anos, filha de Dejanira, relata que não há explicação para o corte de atendimento após as 18h30.

“Não sei se essa medida é legal, pois se tem o convênio é para você ser atendida ou então extinguisse o convênio com plano de saúde”, comentou a estudante

Dejanira teme a situação, pois acredita que o plano de saúde não fará nada para reativar os serviços.

“Quando cheguei aqui perguntei se a Unimed tinha conhecimento da decisão do hospital. Eles afirmaram que sim. Mas até é uma situação cômoda para Unimed pois reduziria os gastos do plano de saúde”, comentou Dejanira.

Aviso foi afixado nas unidades do Proncor. (Foto: Simão Nogueira).
Aviso foi afixado nas unidades do Proncor. (Foto: Simão Nogueira).

Explicação - O Proncor informa que a restrição no horário de atendimento aos beneficiários do plano de saúde trata-se de reestruturação administrativa. Porém, a medida será definitiva. “Basicamente, é uma reordenação para poder viabilizar o hospital”, afirma o gerente administrativo-financeiro, Paulo Alves, sem fornecer maiores detalhes.

Para o gerente, a nota informando as mudanças, afixadas nas unidades do Proncor, já contêm as explicações necessárias. De acordo com ele, muitos procuravam o hospital neste período para consultas, sendo o horário destinado à urgência e emergência.

Segundo ele , apesar da restrição, casos de urgência serão atendidos. “Em caso de urgência. Se o paciente chegar passando mal, temos obrigação de atender”, salienta. Omissão de socorro é crime previsto no Código Penal.

Conforme a nota do Proncor, os atendimentos entre 18h30 e 7h serão feitos somente para serviços de natureza particular, na unidade Proncor Centro, localizada na rua Maracaju, 1265.

Nos siga no Google Notícias