A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

30/05/2014 14:39

Protesto contra Mais Médicos aguarda ministro da Saúde na Capital

Edivaldo Bitencourt e Lidiane Kober
Manifestação marca chegada de ministro: chega de corrupção, queremos saúde e educação, grita grupo (Foto: Marcelo Victor)Manifestação marca chegada de ministro: "chega de corrupção, queremos saúde e educação", grita grupo (Foto: Marcelo Victor)

Cerca de 100 estudantes, professores e médicos aguarda o ministro da Saúde, Arthur Chioro, com um protesto contra o Programa Mais Médicos. A manifestação acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, onde o ministro participará de um seminário sobre o programa.

Segundo o médico e professor da Anhanguera Uniderp, Antônio Carlos Sales, o objetivo é chamar a atenção de Chioro para a situação da saúde pública no Brasil, que precisa de investimento, estrutura e mais investimentos.
“As condições de trabalho são péssimas”, destacou Sales. Ele citou que cerca de 2 mil leitos foram fechados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), os hospitais estão desabastecidos, faltam medicamentos e condições de trabalho.

A primeira secretária do CRM/MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul), Rosana Leite, disse que o “Programa Mais Médicos é um engano”. Principal vitrine da administração da presidente Dilma Rousseff (PT), para os manifestantes, o programa não resolve o problema da saúde pública.

“Não adianta ter volume e não ter qualidade”, condenou Rosana. Ela destacou que o projeto previa a nomeação de tutores para acompanhar o trabalho dos estrangeiros, principalmente cubanos, mas que não foram nomeados até o momento.

Ela destacou ainda que o programa paga R$ 10 mil aos médicos, enquanto os municípios contratam por R$ 2 mil.
A manifestação marca o início do seminário, que conta com a presença do prefeito Gilmar Olarte (PP). O governador André Puccinelli (PMDB) foi ao aeroporto buscar o ministro da Saúde, que deveria desembarcar às 14h30.

Sales conta que falta estrutura para o atendimento da saúde no País (Foto: Marcelo Victor)Sales conta que falta estrutura para o atendimento da saúde no País (Foto: Marcelo Victor)
Cerca de 100 pessoas participam de protesto no Palácio Popular da Cultura (Foto: Marcelo Victor)Cerca de 100 pessoas participam de protesto no Palácio Popular da Cultura (Foto: Marcelo Victor)
Com reforço, “Mais Médicos” atinge meta e chega a 177 profissionais em MS
A partir desta semana, outros 53 profissionais do programa “Mais Médicos” passarão a atuar na rede pública de saúde de Mato Grosso do Sul. Com o refo...
MS vai receber mais 41 profissionais do Mais Médicos na 2ª feira
Na segunda-feira (10), 41 médicos cubanos selecionados para Mato Grosso do Sul na 3ª etapa do Programa Mais Médicos serão recepcionados em Campo Gran...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions