ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Na Capital, ministro deve mostrar que “Mais Médicos” dobrou atendimentos

Lidiane Kober | 29/05/2014 16:22
Ministro vem fazer propaganda do programa "Mais Médicos" (Foto: Divulgação)
Ministro vem fazer propaganda do programa "Mais Médicos" (Foto: Divulgação)

Em seminário, previsto para às 14h desta sexta-feira (30), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, deve destacar o salto de atendimentos pelo PSF (Programa de Saúde Familiar) com o lançamento do programa “Mais Médicos”. No Estado, 54 municípios pediram os profissionais e a União mandou 191.

Corumbá foi a cidade mais beneficiada, com 25 médicos. Eles, segundo a coordenadora do programa federal no município, Célia Flores, elevaram em mais de 100% o alcance do PSF.

Nos sete meses do projeto, as consultas passaram de 1.200 a 2.718. No mesmo período, as visitas domiciliares aumentaram de 42 para 141. “Em um mês, o número de pré-natal saltou de 231 para 496”, acrescentou Célia.

Ao mesmo tempo, ela destacou a satisfação dos usuários das 17 unidades de saúde de Corumbá. “Fizemos uma pesquisa e 100% dos consultados recomendam o programa”, contou.

No total, 48% avaliaram os médicos como “muito bom”; 43% como “bom” e 5%, como “regular”. “Ninguém os considerou ruins ou muito ruins”, completou Célia. Ainda graças ao programa “Mais Médicos” a prefeitura conseguiu ampliar de 20 para 32 às equipes do PSF.

Sobre a adaptação dos profissionais, Célia também só relatou elogios. “Como Corumbá está na região de fronteira, o espanhol é muito bem compreendido”, comentou. “Enfim, o programa é tudo que uma prefeitura do interior quer”, finalizou.

Em Campo Grande, amanhã chega os três últimos dos 11 médicos previstos pelo programa. “Eles são preparados e estão contribuindo muito”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Jamal Salém.

Segunda maior cidade do Estado, Dourados recebeu 22 médicos. No seminário, o ministro falará sobre os impactos do programa em Mato Grosso do Sul. O evento será no Palácio Rubens Gil de Camilo, no Parque nos Poderes.

Nos siga no Google Notícias