ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Incêndio queima seis hectares de área verde ao lado de horta

Paula Maciulevicius | 08/07/2011 15:56

Agricultor familiar e moradores assustam com fogo

Fogo alto assustou moradores e queimada pode ter atingido seis hectares, estima agricultor. (Foto: João Garrigó)
Fogo alto assustou moradores e queimada pode ter atingido seis hectares, estima agricultor. (Foto: João Garrigó)

Um foco de incêndio na tarde de hoje quase atingiu uma horta em uma área verde na rua Cajarana, no bairro Rancho Alegre, em Campo Grande. A queimada começou logo depois do almoço e assustou moradores.

O pedreiro Elias Gomes, 35 anos, disse que não é a primeira vez que o terreno tem queimadas e que desta vez o fogo foi alto. “De longe eu vi o fumaceiro, tava uma fumaça feia”, conta.

Segundo o agricultor familiar Clemilton Nóbrega Martins, 36 anos, a estimativa é que seis hectares tenham sido queimados. Ele toma conta da horta que fica dentro da extensa área e fala que por pouco o fogo não pegou também as hortaliças.

“Quando eu vi o fogo já sapecou uma árvore, eu fiquei com medo de atingir a horta e se não atingisse, o calor também pode murchar as verduras. O prejuízo seria enorme”, diz.

Quando Clemilton percebeu que o fogo estava se alastrando, colocou seis esguichos de água, frequentemente usados na horta, na beirada dos dois hectares que planta, para tentar manter a temperatura média.

Incêndio não chegou atingir horta, mas o calor pode trazer consequencias para as verduras. (Foto: João Garrigó)
Incêndio não chegou atingir horta, mas o calor pode trazer consequencias para as verduras. (Foto: João Garrigó)

A preocupação dos moradores é também com os animais que habitam a área. A cozinheira Libania Paulo, 50 anos, afirma que todo ano, nessa época de seca, a população coloca fogo no terreno.

“Estava na altura do poste de energia e quase subiu atingindo”, narra. “A gente fica preocupado porque aqui tem tamanduá bandeira, arara, porco do mato e tatu”, acrescenta.

A vizinhança conta que tem pessoas que saem de outros bairros para trazer lixo no local e até os próprios moradores jogam fogo para limpar. Ainda de acordo com Clemilton, os focos de queimada estão apagando e voltando há dois dias. “Os bombeiros vem e apagam o fogo, mas ainda fica queimando o dia todo”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias