ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Queixas e lamúrias de prefeito e coordenador marcam 9 anos do Samu

Graziela Rezende e Leonardo Rocha | 24/04/2014 11:01
Prefeito em comemoração aos nove anos do Samu. Foto: Cleber Gellio
Prefeito em comemoração aos nove anos do Samu. Foto: Cleber Gellio

Muitas queixas e lamúrias marcaram a solenidade de nove anos do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), na manhã desta quinta-feira (24), em Campo Grande. O evento ocorreu na Central de Regulação, localizada no Jardim Pioneiros, e contou com a presença do coordenador da unidade, Eduardo Cury e o prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP).

O Samu está em xeque após duas pessoas morrerem após o órgão negar atendimento no mês passado. O caso mais polêmico envolve uma acadêmica da Uniderp Anhanguera, que morreu após a ambulância demorar para realizar o socorro.

“É importante fazer uma análise técnica desprovida de qualquer sentimento político. Estamos vivendo um momento delicado do Samu, porque ele não cumpre os protocolos da política nacional de saúde o serviço está sucateado. Estão faltando ambulâncias e não há uma pactuação com os hospitais, para saber quantas vagas eles tem disponíveis”, afirma o coordenador.

Em função da falta de gestão da administração passada, o coordenador avalia sérios problemas. “Hoje temos sete ambulâncias básicas e duas avançadas, porém sofremos o risco delas estragarem, pois não são novas. O ideal seria que tivéssemos três avançadas e dez básicas, além de cinco de reserva para a retaguarda. Mesmo com a situação precária, esperamos ter uma mudança razoável em 120 dias”, comenta o coordenador.

Ainda sobre a antiga gestão, o coordenador diz que em muitos casos, o serviço de urgência fez o “transporte social de pessoas privilegiadas” e que atualmente 12 ambulâncias estão paradas, por não terem mais condições adequadas para funcionar.

“Temos um compromisso sério com o prefeito e vamos correr atrás. São 230 funcionários, mas temos que ampliar este quadro, pois também estamos atendendo a outros municípios do interior, como Terenos, Rio Pardo, Sidrolândia, São Gabriel do Oeste, Camapuã e Anhanduí”, comenta o coordenador.

Já o prefeito da Capital comenta sobre Cury no comando e a busca em Brasília por recursos. “Ele é um especialista na área e por isso o chamei para retomar os trabalhos do Samu. Recentemente fomos em Brasília buscar recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) para novas ambulâncias e outros projetos. Agora, vamos trabalhar em harmonia. O tempo de perseguição aos servidores acabou”, fala o prefeito.

Nova frota – O prefeito garantiu que cinco ambulâncias vão chegar para aumentar a frota. “Acredito que, de 30 a 60 dias, elas já estejam em Campo Grande, com recursos do Governo Federal. Também estamos estudando fazer um serviço complementar com carros menores para atender casos específicos”, finaliza o prefeito.

Solenidade na Central de Regulação Foto: Cleber Gellio
Solenidade na Central de Regulação Foto: Cleber Gellio
Uniformes da nova gestão. Foto: Cleber Gellio
Uniformes da nova gestão. Foto: Cleber Gellio
Nos siga no Google Notícias