Reabertos e com linhas a mais, terminais passam o domingo vazios
O movimento registrado nos locais foi baixo e opinião de quem precisou do transporte coletivo nesde domingo se divide
O número de linhas do transporte coletivo urbano de Campo Grande passou de 12 para 46, conforme anunciado pelo Consórcio Guaicurus neste domingo (23) frio. Ainda assim, os terminais, que também foram reabertos hoje, estiveram às moscas durante o dia.
No terminal Nova Bahia, localizado no bairro Mata do Jacinto, por volta das 15h, era possível encontrar apenas dois funcionários do Consórcio, que disseram que o dia todo foi de pouco movimento. Fala também de quem trabalha no terminal General Osório, no bairro Cruzeiro, onde os ônibus entravam e saiam vazios.
Já no terminal Morenão, um dos mais movimentados da Capital, na Vila Progresso, era possível ver uma movimentação tímida de quem aguardava o transporte e as opiniões se dividiam sobre a diferença com o aumento das linhas.
Para o atendente de farmácia Eduardo da Silva, 30 anos, o aumento das linhas fez toda a diferença no horário dele hoje. “Particularmente pego ônibus todo dia. Hoje, domingo, tá bem melhor que ontem. Sábado estava terrível. Demorei duas horas ontem para chegar em casa, hoje se o horário for cumprido como foi logo cedo em menos de 1 hora chego em casa. Tava terrível, melhorou sim”, disse.
Opinião que não é compartilhada pela cozinheira Eunice Soares, que ficou mais de 1 hora esperando o transporte coletivo neste domingo para chegar ao trabalho. “Não mudou nada. Eles falaram que aumentou, mas não aumentou não. Tá demorado do mesmo jeito”, contou.
Demora também destacada pela empregada doméstica Sônia Oliveira. Segundo ela, não adianta aumentar o número de linhas se elas vão trabalhar em junção. “Eles estão colocando os ônibus para fazer duas linhas. O Santa Emília fez a rota do Santa Emília e do São Conrado, só demora. A gente tá esperando faz mais de 1 hora, antes não esperava mais que 30 minutos”, disse.

Mudança – O transporte coletivo opera em regime diferenciado desde o começo da pandemia da covid-19. Entre suspensão das linhas e limitar o atendimento apenas para os profissionais dos serviços essências aos domingos, para reduzir o número de pessoas em circulação nas ruas e também o número de veículos.
No entanto, com a flexibilização das medidas de segurança, há 60 dias o transporte foi reaberto para o público geral aos domingos, porém, o número de linhas continuava limitado e hoje, com linhas trabalhando em junção – duas linhas operando juntas - o número de linhas nas ruas no domingo passou de 12 para 46.
Neste domingo também voltaram a funcionar os terminais Moreninhas, Guaicurus, Morenão, Aero Rancho, Bandeirantes, General Osório, Nova Bahia, Hércules Maymone e Júlio de Castilho.
O consórcio não confirmou se a mudança implica aumento da frota em circulação e nem se o transporte volta a atender toda população. Ao menos 35 linhas sofreram mudanças nas rotas ou itinerários.
Confira as alterações no site do Consórcio Guaicurus.