ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Receita Federal alerta sobre golpistas que cobram para "regularizar" CPF

Golpistas enviam mensagem informando sobre irregularidades e link para pagamento de taxa de serviço

Mirian Machado | 23/06/2022 08:34
Receita Federal em Campo Grande, MS. (Foto: Arquivo)
Receita Federal em Campo Grande, MS. (Foto: Arquivo)

A Receita Federal tem alertado contribuintes sobre a existência de um golpe relacionado a suposta regularização do CPF. Segundo o órgão, os golpistas enviam SMS, WhatsApp e até e-mails informando a pessoa sobre irregularidades com o documento. A mensagem ainda é composta por um link para que a vítima pague uma taxa falsa para que seja feita de regularização, um serviço que na verdade é gratuito e pode ser feito online.

Nas mensagens os criminosos utilizam a identificação como “Receita” e usa o termo IRPF, assim como as cores da entidade e da bandeira nacional. Esses detalhes levam a vítima a acreditar que se trata de uma mensagem de um órgão oficial do governo federal, o que é falso.

A Receita informou que já houve vários registros de pessoas que foram vítimas desses golpistas. Depois de pagarem a taxa, foram até uma unidade da Receita Federal e descobriram que não haviam qualquer pendência. Em outro caso, por exemplo, havia pendência, mas por outro motivo como ausência de declaração e multas por atraso, porém o valor pago, neste caso de R$ 275 não consta.

 Ainda segundo outro exemplo citado pela receita, uma pessoa pagou a taxa falsa, o serviço não foi executado e ele procurou a instituição. Ao fazer a pesquisa foi constatado que a declaração entregue estava totalmente zerada. A empresa disse a ele que a retificação custaria mais de R$ 170.

O órgão alerta ainda que a regularização de CPF é gratuita e deve ser feita pelo site oficial da receita Federal. Informa ainda que os alertas enviados pela Receita não são acompanhados de links de acesso. “Ao entrar, o contribuinte deve selecionar a opção 'Meu CPF', em que encontrará orientações sobre como corrigir sua situação cadastral de acordo com a irregularidade no sistema”, explicou a Receita.

Nos siga no Google Notícias