A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 22 de Setembro de 2018

18/01/2018 19:40

Rede de água e esgoto vira problema em 25 pontos de asfalto novo na Capital

Problemas estão no Alto São Francisco, Nova Lima e Mata do Jacinto

Kleber Clajus
Rua Alfredo Borba, no Bairro Nova Lima, teve vazamento corrigido nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Sisep)Rua Alfredo Borba, no Bairro Nova Lima, teve vazamento corrigido nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Sisep)

Em dois meses, a Prefeitura de Campo Grande identificou 25 pontos recém asfaltados com remendos provocados por obras de ligação de água e esgoto, assim como vazamentos. Os bairros Alto São Francisco, Nova Lima e Mata do Jacinto apresentam, inclusive, trechos com afundamento do pavimento. A Águas Guariroba alegou que possui autorização do município.

Ariel Serra, secretário-adjunto da Sisep (Secretaria de Infraestrutura de e Serviços Públicos), explicou que nessa semana engenheiros se reuniram com representantes da concessionária para cobrar fechamento de valas em até 48 horas e recapeamento total das vias com asfalto novo, bem como que os serviços ocorram antes da pavimentação ser concluída.

Na Rua Alfredo Borba, no Nova Lima, vazamento de água foi corrigido nesta quinta-feira (18). O conserto, no entanto, danificou o asfalto recém finalizado no fim do ano passado.

Técnicos da Sisep relataram a reportagem do Campo Grande News que a Águas Guariroba não tem cumprido regras quando autorizados a realizar intervenções nas vias da Capital. As principais dizem respeito ao fechamento dos cortes no asfalto, envio de fotos antes e depois, assim como recapear área de 1 metro ao invés de 30 centímetros para evitar infiltrações.

Levantamento prévio atestou que, no período de novembro de 2017 a janeiro de 2018, foram 16 pontos de vazamento ou novas ligações de água e esgoto no Alto São Francisco, quatro no Nova Lima, quatro na Mata do Jacinto, além de uma falha na tubulação da Rua Brilhante com Vicente Solari, na qual reparo terá que ser refeito para troca de canos da adutora.

"Não respeitam o patrimônio público. No São Fransciso, com obra ainda em execução, está todo remendado. Tudo que podíamos fazer administrativamente, fizemos. Vamos comunicar a secretaria de regulação para providenciar notificação e multa [para a concessionária]. Não pode o contribuinte nem a prefeitura pagar por isso", ressaltou o secretário-adjunto.

Conforme apurado haveria resistência da concessionária em recapear vias recém asfaltadas por ela danificadas. Já a Águas Guariroba resumiu em nota ser "padrão da empresa realizar cortes em asfalto apenas com o aval da secretaria de obras do município" e que "o trabalho seguirá de acordo com este procedimento".

Os bairros Alto São Francisco, Nova Lima e Mata do Jacinto recebem investimentos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), que tem por exigência a instalação de rede de água e esgoto, bem como preveem construção de calçadas com itens de acessibilidade. Em alguns pontos, as obras foram paralisadas pela concessionária após ter o prolongamento de contrato questionado judicialmente. Não há prazo para retomada do serviço.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions