ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Santa Casa ainda não tem data para transferir pacientes da psiquiatria

A especialidade chega ao fim e atendimento na área só contempla urgência e emergência; Residentes recebem bolsa até a formatura

Izabela Sanchez | 02/10/2017 14:08
(Alcides Neto/Arquivo
(Alcides Neto/Arquivo

A Associação Beneficente de Campo Grande, detentora da Santa Casa, já assinou contrato junto ao Hospital Nosso Lar, mas ainda não tem data para transferir os pascientes internados nos 10 leitos da psquiatria do SUS (Sistema Único de Saúde) oferecidos pelo hospital, segundo a assessoria de imprensa da entidade. A Santa Casa encerra as atividades de psiquiatria - internação e ambulatório - alegando dificuldade financeira de manter o serviço.

Com o fim dos ambulatórios, acaba, também, o trabalho dos médicos residentes no âmbito da psiquiatria. Ainda assim, a assessoria de imprensa da Santa Casa alega que as bolsas dos resisdentes serão mantidas até a formatura, "para que eles não saiam prejudicados".

Fim da psiquiatria - O episódio marca o fim da psiquiatria na Santa Casa, histórico em Campo Grande. O caso gerou investigação do MPE-MS (Ministério Público Estadual), conduzida pela promotora Daniela Cristina Guiotti, da 32ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública. A responsável pelo inquérito, quer informações sobre número de atendimentos e parecer da consultoria que apontou custo mensal do setor e a insuficiência do repasse.

Por meio de ofícios enviados tanto à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) quanto à Santa Casa, a apuração quer sabe se há hospital capaz de absorver a demanda, além da relação de pacientes que aguardam vaga de internação psiquiátrica em Campo Grande.

Conforme a assessoria de imprensa, a Santa Casa esteve em reunião, na última semana, junto à promotora, e na ocasião respondeu a alguns dos questionamentos. Ainda conforme a assessoria, outros documentos ficaram pendentes e serão enviados à investigação.

Nos siga no Google Notícias