ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Santa Casa assina contrato com Nosso Lar e pacientes serão transferidos

Santa Casa vai atender somente atendimento de urgência na psiquiatria; ambulatório e internação chegam ao fim enquanto MPE investiga questão

Izabela Sanchez | 29/09/2017 16:49
Internação psiquiátrica na Santa Casa chega ao fim (Alcides Neto/Arquivo)
Internação psiquiátrica na Santa Casa chega ao fim (Alcides Neto/Arquivo)

Na mira de uma investigação do MPE-MS (Ministério Público Estadual), a Associação Beneficente de Campo Grande, detentora da Santa Casa, assinou contrato junto ao Hospital Nosso Lar e encerra, assim, a internação psiquiátrica dos 10 leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) que funcionam no hospital. Diretor do Nosso Lar, Enier Guerreiro da Fonseca afirmou que todos os pacientes da Santa Casa serão transferidos.

A assessoria de imprensa da Santa Casa afirmou que a média de ocupação dos leitos do Nosso Lar é de 8,5, e que o atendimento psiquiátrico de urgência continua. O ambulatório e a ala de internação, históricos em Campo Grande, chegam ao fim.

Investigação - A 32ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública abriu inquérito investigar o encerramento da ala de psiquiatria da Santa Casa. A promotora Daniela Cristina Guiotti, responsável pelo inquérito, quer informações sobre número de atendimentos e parecer da consultoria que apontou custo mensal do setor e a insuficiência do repasse.

Por meio de ofícios enviados tanto à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) quanto à Santa Casa, a apuração também quer sabe se há hospital capaz de absorver a demanda, além da relação de pacientes que aguardam vaga de internação psiquiátrica em Campo Grande.

Dados do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) sobre o número de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) na Capital foram adicionados ao inquérito. O cadastro aponta os 10 leitos na Santa Casa, 70 no hospital Nosso Lar, 12 no Hospital Regional Rosa Pedrossian e 2 no Hospital Universitário.

A Sesau informou ao Campo Grande News que tem convênio com a Santa Casa (10 leitos), Nosso Lar (30 leitos ) e Hospital Regional (12 leitos) para tratamento psiquiátrico.

Nos siga no Google Notícias