A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

15/01/2018 15:45

Santa Casa de Campo Grande faz duas captações de órgãos em 24 horas

Doadores tiveram morte encefálica confirmada por equipe médica

Kleber Clajus
Equipe médica realiza procedimento de captação de órgãos para transplante (Foto: Divulgação / Santa Casa)Equipe médica realiza procedimento de captação de órgãos para transplante (Foto: Divulgação / Santa Casa)

A Santa Casa de Campo Grande realizou, nas últimas 24 horas, duas captações de órgãos para transplantes. Fígados, rins e córneas foram encaminhados para pacientes na Capital, Rio de Janeiro e São Paulo. Doadores tiveram morte encefálica confirmada no hospital.

No domingo (14), equipe carioca captou fígado de homem de 46 anos que havia sofrido um traumatismo craniano. Profissionais locais realizaram o procedimento para envio dos rins a um paciente paulista, destinando ainda as córneas ao banco de olhos.

Situação semelhante ocorreu nesta segunda-feira (15), tendo um dos rins de doador com 53 anos permanecido na Santa Casa para transplante em idoso, que já se recupera da cirurgia.

Foi disponibilizada uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) para otimizar o tempo de transporte dos órgãos até seus receptores em outros estados. Profissionais da CET (Central Estadual de Transplante) também estiveram envolvidos em ambas as operações.

Enfermeiro da OPO (Organização de Procura de Órgãos), Rodrigo Gomes reforçou que a Santa Casa tem adotado estratégias para melhor acolher familiares de doadores do pronto socorro ao diagnóstico de morte encefálica, obtendo assim resultados positivos na captação de órgãos. No ano passado, foram mais de 35 procedimentos realizados.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions