ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Santa Casa inaugura banco de leite após dois anos de obras

Hospital usou recursos próprios e do Ministério da Saúde para reformar unidade

Anahi Zurutuza | 04/11/2022 12:45
Bebezinho recebendo leite materno. (Foto: Santa Casa/Divulgação)
Bebezinho recebendo leite materno. (Foto: Santa Casa/Divulgação)

A Santa Casa de Campo Grande inaugura na segunda-feira (7) o novo banco de leite humano após dois anos entre a liberação de recursos para o projeto e as obras.

A unidade existe dentro do hospital desde outubro de 2004 e agora, contará com ambientes mais adequados, como sala de recepção, registro e triagem de doadoras, salas de paramentação com lavabo para doadoras e para a equipe, sala de coleta com sete poltronas, sala para nutrição, consultório médico, depósito para materiais de limpeza.

Também foram reformados os banheiros dos funcionários, a sala de processamento, a sala de higienização, o laboratório de controle de qualidade, o armazenamento do leite pasteurizado e a sala de porcionamento e distribuição do leite humano.

Para as obras, foram gastos R$ 250 mil do Ministério da Saúde e R$ 190 mil da contrapartida da Instituição.

“Não existe fórmula artificial que se assemelhe ao leite materno, então, investir no crescimento do banco de leite é investir no futuro, garantindo assim que nossas taxas de mortalidade neonatal continuem baixas, principalmente para os bebês que, por variados motivos, não teriam acesso ao leite humano”, afirma o presidente da Santa Casa, Heitor Rodrigues Freire.

A equipe da unidade é composta por uma médica, uma nutricionista, uma farmacêutica/bioquímica e seis atendentes. O serviço conta ainda com o apoio de um militar bombeiro voluntário que auxilia na coleta externa. Hoje, são 50 doadoras que ajudam a manter o estoque mensal e o banco conta também com um veículo exclusivo para a coleta.

Em outubro de 2022, por exemplo, o banco coletou 127 litros de leite materno que beneficiaram 52 bebês prematuros.

Nos siga no Google Notícias