ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Santa Casa recebe habilitação de ministério para oferecer radioterapia

Aline dos Santos | 30/12/2011 15:23

O processo de credenciamento do hospital começou em abril

Santa Casa recebeu classificação de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. (Foto: Francisco Júnior)
Santa Casa recebeu classificação de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. (Foto: Francisco Júnior)

A Santa Casa de Campo Grande recebeu do Ministério da Saúde a classificação de Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia). A nova habilitação, publicada hoje no Diário Oficial da União, é mais um passo para que o hospital passe a oferecer serviço de radioterapia.

Na Capital, a oferta de atendimento é escassa. No HU (Hospital Universitário), o serviço está fechado há três anos. Desta forma, o tratamento custeado pela rede pública é oferecido somente no Hospital do Câncer e na clínica Neorad, por meio de contrato com a prefeitura.

A Santa Casa, que já faz cirurgias oncológicas e quimioterapia, pretende receber recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) para custear o atendimento. O ministério só aceita o credenciamento quando a instituição oferece todos os serviços relacionados ao tratamento de câncer.

De acordo com o diretor-presidente da junta administrativa da Santa Casa, Issam Moussa, agora é preciso conseguir um aparelho para atender aos pacientes. Ainda não há previsão de quando o serviço de radioterapia será ativado. O processo de credenciamento do hospital no Ministério da Saúde começou em abril.

Drama - O tratamento do câncer é ainda mais sofrido em Mato Grosso do Sul se comparado aos outros Estados. Conforme auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre a política nacional de atenção oncológica na rede pública de saúde, são atendidas 33,9% da demanda por radioterapia e 34,4% dos que precisam de cirurgias oncológica no Estado.

Nos siga no Google Notícias