A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

30/12/2011 15:23

Santa Casa recebe habilitação de ministério para oferecer radioterapia

Aline dos Santos

O processo de credenciamento do hospital começou em abril

Santa Casa recebeu classificação de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. (Foto: Francisco Júnior)Santa Casa recebeu classificação de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. (Foto: Francisco Júnior)

A Santa Casa de Campo Grande recebeu do Ministério da Saúde a classificação de Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia). A nova habilitação, publicada hoje no Diário Oficial da União, é mais um passo para que o hospital passe a oferecer serviço de radioterapia.

Na Capital, a oferta de atendimento é escassa. No HU (Hospital Universitário), o serviço está fechado há três anos. Desta forma, o tratamento custeado pela rede pública é oferecido somente no Hospital do Câncer e na clínica Neorad, por meio de contrato com a prefeitura.

A Santa Casa, que já faz cirurgias oncológicas e quimioterapia, pretende receber recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) para custear o atendimento. O ministério só aceita o credenciamento quando a instituição oferece todos os serviços relacionados ao tratamento de câncer.

De acordo com o diretor-presidente da junta administrativa da Santa Casa, Issam Moussa, agora é preciso conseguir um aparelho para atender aos pacientes. Ainda não há previsão de quando o serviço de radioterapia será ativado. O processo de credenciamento do hospital no Ministério da Saúde começou em abril.

Drama - O tratamento do câncer é ainda mais sofrido em Mato Grosso do Sul se comparado aos outros Estados. Conforme auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre a política nacional de atenção oncológica na rede pública de saúde, são atendidas 33,9% da demanda por radioterapia e 34,4% dos que precisam de cirurgias oncológica no Estado.

Dois meses após governo repassar recurso, radioterapia do HU ainda está parada
O setor de radioterapia do Hospital Universitário de Campo Grande ainda tem prazo para retomar o atendimento, suspenso há mais de 2 anos, apesar de t...
Governo repassa R$ 217 mil para reativar setor de radioterapia do HU
Recurso é para compra de equipamento e materiais permanentesO governo do Estadol vai repassar à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) R$...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions