ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Saúde abre mais leitos e vai pressionar para que HU receba feridos em acidentes

Renan Nucci e Aliny Mary Dias | 13/08/2014 11:42
Reunião teve a participação das secretarias estadual e municipal de saúde, além de representantes de hospitais. (Foto: Marcos Ermínio)
Reunião teve a participação das secretarias estadual e municipal de saúde, além de representantes de hospitais. (Foto: Marcos Ermínio)

Reunião de urgência realizada na manhã desta quarta-feira (13), no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) de Campo Grande , definiu pela abertura de mais quatro vagas diárias no setor de ortopedia do Hospital do Pênfigo, bem como por pressionar o Hospital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HU/UFMS) para voltar a atender vítimas de acidentes.

O encontro aconteceu depois do anúncio de fechamento de 24 horas da ortopedia, feito na noite de ontem (12) pela diretoria da Santa Casa, por motivos de superlotação.

Participaram da reunião o secretário municipal de saúde, Jamal Salem, representantes do Hospital do Pênfigo, o chefe do setor de urgência e emergência da Santa Casa, Paulo Tognini, e Antônio Lastoria, secretário estadual de saúde. A diretoria do HU também foi convocada, mas ninguém compareceu.

Na noite de ontem, Wilson Teslenco, presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), entidade gestora da Santa Casa, telefonou para Salem avisando sobre o fechamento temporário da ortopedia. Na ocasião, havia 42 pessoas na fila aguardando cirurgia. Hoje pela manhã, 35 ainda esperavam atendimento.

Para sanar o problema, ficou definido que o Pênfigo abrirá mais quatro vagas, desafogando parte da demanda - normalmente a unidade de saúde faz até seis cirurgias ortopédicas por dia. Jamal também afirmou que o MPF será acionado com intuito de cobrar a reabertura de atendimento a feridos por parte HU. No início do ano a instituição teria alegado problemas estruturais, e por isso, deixou de prestar socorro.

Nos siga no Google Notícias