Secretária de Saúde prevê entrega de mais de 70 compressores odontológicos
Rosana Leite afirma que UPAs e CRSs terão raio X, mas não definiu prazo para instalação

Durante o Dia D contra o sarampo, realizado neste sábado (30) na Praça Ary Coelho, a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, falou sobre os problemas enfrentados em equipamentos usados na rede, como compressores odontológicos e aparelhos de raio X. O mutirão, que ocorreu das 8h às 14h, reuniu vacinação humana e animal, cadastro para castração de cães e gatos, testes de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e exames de leishmaniose.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande realizou no sábado (30) o Dia D contra o sarampo na Praça Ary Coelho, oferecendo vacinação humana e animal, cadastro para castração de pets, testes de ISTs e exames de leishmaniose. Durante o evento, a secretária Rosana Leite abordou questões sobre equipamentos da rede municipal. A gestora informou que está em andamento um processo licitatório para aquisição de mais de 70 compressores odontológicos, além de manutenção preventiva e corretiva dos existentes. Sobre os aparelhos de raio-x, explicou que o serviço é prestado via convênio com a Secretaria Estadual de Saúde desde 2015, com instalação gradual nas UPAs e CRSs.
A secretária comentou o caso da USF (Unidade de Saúde da Família) 26 de Agosto, que enfrenta dificuldades após a queima de um compressor usado no atendimento odontológico e ressaltou que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) tem feito a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.
- Leia Também
- Ação social reúne mais de 1,5 mil pessoas no Parque Jacques da Luz
- Corridas movimentam MS até dezembro com provas em várias cidades
“Fazemos a manutenção de vários compressores antigos, temos um processo licitatório grande de compras em andamento. Nós vamos ter mais de 70 compressores, só que isso ainda está em processo. Paralelamente, abrimos um processo para realizar a manutenção preventiva e corretiva, algo que não existia na Sesau”, explicou.
Rosana também informou que foi aberto um processo emergencial para consertar 16 compressores e relatou que a situação específica da unidade ainda será verificada, mas ela garante que a Sesau tem buscado corrigir falhas históricas nesse tipo de equipamento.
Raio X - Outro ponto abordado foi o funcionamento do raio X no CEM (Centro de Especialidades Médicas) e nas unidades de pronto-atendimento. A secretária lembrou que desde 2015 o serviço é prestado por meio de convênio entre o município e a SES (Secretaria de Estado de Saúde), modelo adotado também em outras cidades.
“De lá para cá, tivemos problemas com empresas que prestavam o serviço, inclusive casos de corrupção. Há três anos iniciamos nova licitação”, relembrou. No entanto, a secretária reconheceu que houve desencontros na transição, devido à informatização dos processos, mas afirmou que a secretaria está ajudando.
"Todas as UPAs e CRSs terão raio-x, só que a instalação é gradual”, disse. Ela citou ainda que alguns equipamentos antigos chegaram a ser consertados, mas voltaram a apresentar falhas. O plano atual prioriza a substituição completa dentro do convênio.
Questionada sobre a ausência de atendimento na USF 26 de Agosto, após pedidos de desligamento de médicos, Rosana minimizou o impacto, afirmando que a secretaria consegue repor os profissionais devido ao processo seletivo contínuo.
“Porque para os médicos nós temos uma situação chamada processo seletivo contínuo. Então, nós podemos chamar; nós temos uma fila com muitos médicos. Diferente de outros profissionais, que nós temos que ter concurso, e concurso é diferente, pois foge da nossa governabilidade e é outra secretaria”, explicou.
A secretária disse acreditar que já na próxima semana novos profissionais devem assumir as vagas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.