ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Secretários destacam a importância da troca de experiências durante Fórum

Juliana Brum e Leonardo Rocha | 02/10/2015 12:33
Secretários destacam a importância da troca de experiências ( Foto - Marcos Ermínio)
Secretários destacam a importância da troca de experiências ( Foto - Marcos Ermínio)

Secretários Estaduais destacam a importância da troca de experiências e projetos em comuns durante o 4° Fórum do Brasil Central, que acontece nesta sexta (2), no Hotel De Ville na Capital.

O evento conta com a presença dos dos governadores, Reinaldo Azambuja (PSDB), Pedro Taques (MT), Marcelo Miranda (TO), Rodrigo Rollemberg (DF), Confúcio Moura (RO) e Marconi Perillo (GO) dentre outras autoridades como o deputado Federal Carlos Marun (PMDB) que reservadamente discutem a pauta sobre o Consorcio Brasil Central.

A vice-governadora Rose Modesto, titular da Sedhast (Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), destacou a importância de eventos como este devida a troca de informações e experiências. Exemplificou que na área dela há muita interação entre a educação e assistência social e lembrou dos projetos realizados pelo Itaú, também parceiro e presente no evento, que trabalham a área social.

"O Mato Grosso do Sul oferecerá um bom projeto para o bloco, que é o Rede Solidária com conceito que trabalhará diversos setores com a população carente. Além das trocas de informações que colaboram muito nestas ocasiões," declarou Rose.

Já o secretário de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf, declarou que a segurança já possui Forum próprio de discussão em aâmbito nacional, que é o Conselho Nacional de Segurança. Destacou também o contato permanente com os Estados vizinhos como Mato Grosso e Goias que dividem demandas locais inclusive sobre a inteligência policial e novas tecnologias.

"O Estado recebeu recursos através do Enafron, que não foi beneficiado na área de segurança como outros Estados que sediaram a Copa do Mundo e existe a expectativa para que o Mato Grosso do Sul seja compensado" explicou Maluf.

Quanto as discussões de hoje o secretário comentou que está muito claro que nos debates de hoje há projetos que refletirão na saúde e segurança. "Depois sobre tratar doença e proteger o cidadão, quando as outras coisas dão erradas. Por isto digo que segurança não é só policial é uma série de outros fatores," finalizou o secretário.
Segundo o deputado federal, Carlos Marun (PMDB), este bloco com os Estados envolvidos está forte, porque há a participação efetiva dos governadores, além de existir semelhança e proximidade geográfica com problemas e soluções parecidas. O Brasil vivi uma crise imensa tanto política como econômica e os Estados precisam buscar kits de sobrevivência.

"A melhor alternativa era a mudança no pacto Federativo, além de renegociar a dívida,"falou Marun.

Nos siga no Google Notícias