Segunda parcela do 13º salário é esperança para comerciantes do Centro
De acordo com lojistas, expectativa é que movimento aumente nas próximas semanas
Nesta sexta-feira (10), a prefeitura de Campo Grande pagou o 13º salário para 27 mil servidores municipais, injetando R$ 125 milhões na economia da Capital. O dinheiro "extra" é a esperança de melhoria nas vendas para os comerciantes da região central. Já o Estado paga a segunda parcela a 81 mil funcionários públicos, entre ativos e aposentados, além dos pensionistas. Assim, o governo injeta R$ 211 milhões na economia, movimentando o comércio e também o setor de serviços.
"Décimo dá uma movimentada, quem recebe sempre vai gastar com alguma coisinha, né? Alguns já estão com o dinheiro comprometido por causa do que estamos vivendo, mas esperamos que melhore", disse Gleicy Campos, de 37 anos, gerente de uma loja de roupas na Rua 14 de Julho.
- Leia Também
- Governo e prefeitura pagam 336 milhões em 13º hoje
- Comércio pode funcionar até às 20h a partir deste sábado
De acordo com ela, os primeiros 10 dias de dezembro foram tímidos, mas além do pagamento do 13º salário, a decoração natalina e o horário estendido de atendimento devem ajudar na melhoria das vendas. "Espero que as pessoas venham apreciar e aproveitem pra gastar também", comentou Gleicy.
Em uma loja de variedades na Rua Barão do Rio Branco, o movimento já aumentou, principalmente, no setor de decorações para o Natal, que precisou até de reposição depois das ofertas de Black Friday. "Tivemos um fluxo muito bom nos últimos dias, mas o horário estendido do comércio ainda não deu o resultado esperado. A expectativa é que com a chegada do décimo, o impacto seja maior", disse Katyucia Guedes, de 34 anos, gerente do local.
Enquanto alguns torcem para o dinheiro "extra" aumentar as vendas para atingir as metas iniciais de final de ano, outros já tiveram o resultado esperado e agora, torcem para as vendas crescerem ainda mais. É o caso do Andrade Salles, de 35 anos, que é gerente em um loja de móveis e eletrodomésticos.
"Tivemos um aumento de 20% nas vendas de novembro, em relação ao ano passado. Dezembro estamos confiantes, já está muito bom, mas esperamos que seja excelente com a entrada do décimo terceiro na economia", contou Salles, que ainda comentou que o pagamento do 13º salário não só incentiva as compras, mas também o pagamento de parcelas atrasadas que os clientes possuem nas lojas da rede.
O comércio da Capital está com horário estendido até às 20h deste sábado (11) e com atendimento das 9h às 18h nos próximos domingos. A partir do dia 13, segunda-feira, os lojistas poderão funcionar até às 22h.