ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Segurança no Estádio Jacques da Luz entra na mira antes da Série B estadual

Procedimento ocorre às vésperas da Série B do Sul-Mato-Grossense, que terá partidas disputadas no estádio

Por Jhefferson Gamarra | 29/08/2025 15:54
Segurança no Estádio Jacques da Luz entra na mira antes da Série B estadual
Imagem feita com drone do Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas (Foto: Osmar Veiga)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), por meio da 43ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, instaurou o Inquérito Civil para investigar as condições de segurança do público no Estádio Municipal Jacques da Luz, localizado no Bairro Moreninhas, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Ministério Público investiga segurança no Estádio Jacques da Luz. Inquérito Civil apura se estrutura atende às normas para eventos esportivos, visando garantir segurança dos torcedores em jogos da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Preocupação com acesso, permanência e evacuação do público, além de medidas contra acidentes e tumultos. Caso irregularidades sejam encontradas, recomendações ou medidas judiciais podem ser aplicadas à Prefeitura, responsável pelo estádio. Competição inicia neste fim de semana com jogos de times da capital e interior.

O procedimento, formalizado em 27 de agosto de 2025 pelo promotor de Justiça Luiz Eduardo Lemos de Almeida, tem como objetivo apurar se a estrutura do estádio atende às normas legais e de segurança previstas para eventos esportivos. Segundo o MP, a preocupação central é assegurar que os torcedores contem com condições adequadas de acesso, permanência e evacuação, além de garantir a existência de medidas de prevenção contra acidentes e tumultos.

A iniciativa faz parte da política de fiscalização da segurança em praças esportivas no estado, diante da necessidade de proteger a integridade física dos torcedores em jogos e demais eventos realizados no local. De acordo com o Ministério Público, caso sejam identificadas falhas, poderão ser expedidas recomendações à Prefeitura de Campo Grande, responsável pela administração do estádio, ou até mesmo adotadas medidas judiciais para corrigir eventuais irregularidades.

O inquérito ganha ainda mais relevância porque o Estádio Jacques da Luz está previsto para receber partidas da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense, que começa neste fim de semana. A competição reúne seis clubes, sendo dois da Capital e quatro do interior, em busca de duas vagas na primeira divisão estadual em 2026.

Entre os times participantes, Comercial e Taveirópolis devem mandar seus jogos no estádio do Bairro Moreninhas, o que tende a atrair público e aumentar a necessidade de garantir a segurança da torcida.

O andamento do inquérito poderá trazer implicações diretas para a utilização do espaço esportivo. Caso a estrutura não esteja em conformidade com as exigências legais, o MPMS pode solicitar à Prefeitura que adote providências imediatas ou, em último caso, acionar a Justiça para assegurar a correção dos problemas.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande, responsável pela administração do Estádio Jacques da Luz, para comentar sobre o inquérito instaurado pelo Ministério Público, mas até o momento não houve retorno.