ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Sem previsão de retorno da energia elétrica, Santa Casa segue às escuras

Sobrecarga em geradores cancelou visitas na tarde desta segunda-feira (1º)

Por Gustavo Bonotto e Juliano Almeida | 01/01/2024 19:48
Caminhão da concessionária Energisa, estacionado em frente à Santa Casa de Campo Grande, na Rua Rui Barbosa. (Foto: Juliano Almeida)
Caminhão da concessionária Energisa, estacionado em frente à Santa Casa de Campo Grande, na Rua Rui Barbosa. (Foto: Juliano Almeida)

A Santa Casa de Campo Grande segue às escuras e sem previsão de normalização no setor elétrico, em virtude de uma sobrecarga que atingiu os geradores da unidade hospitalar, no início da tarde desta segunda-feira (1º).

A reportagem esteve no local por volta das 19h e encontrou equipes da concessionária Energisa fazendo o trabalho de manutenção, mesmo com a garoa que encobriu o céu da região central. Parte da Rua Rui Barbosa, que também havia sido afetada pelo "apagão", voltou a ser iluminada.

Em nota, a empresa de energia da Capital disse que o apagão trata-se de um defeito no circuito interno do hospital e que equipes seguem “empenhadas em apoiar no que for possível para o restabelecimento da energia no hospital".

Ao Campo Grande News, a assessoria de comunicação do hospital disse que o retorno da eletricidade ainda segue sem previsão. "Equipes seguem trabalhando dentro da capacidade e condição climática. Geradores foram imediatamente acionados para que não houvesse prejuízo assistencial aos pacientes. O setor de infraestrutura tenta, o mais rápido possível, identificar a magnitude do problema", diz o texto.

Com chuva, visitantes aguardam na portaria do hospital. (Foto: Juliano Almeida)
Com chuva, visitantes aguardam na portaria do hospital. (Foto: Juliano Almeida)

Mais cedo, o diretor técnico do hospital, Dr. William Lemos deu mais detalhes sobre o ocorrido. “No momento a Santa Casa está com o abastecimento de energia elétrica limitado, mas viemos reiterar que o quadro de todos os pacientes segue estável, dentro dos limites da normalidade, com toda a assistência sendo prestada de forma adequada, inclusive nas áreas críticas, onde temos centro cirúrgicos, centros obstétricos, sem nenhum problema de energia”, disse.

Lemos destacou que as equipes seguem a rotina de trabalho para manter a atenção e o cuidado dos pacientes. “Estamos com equipes in loco para restabelecer os atendimentos da população. Os pacientes da área da enfermaria estão sendo cuidados da forma protocolar, mantemos a assistência, todos os protocolos de contingência foram acionados e nós estamos fazendo o atendimento normalmente”, declarou.

Diante do ocorrido, a Santa Casa suspendeu todas as visitas e os familiares dos pacientes podem retornar ao hospital nesta terça-feira (2). O hospital informou que em virtude da queda de energia, não fosse encaminhado nenhum novo paciente "tendo a real dimensão do que aconteceu e assim não expor nenhum paciente, nenhum sul-mato-grossense a algum risco por esse desabastecimento”.

Esta é a segunda falha elétrica da Santa Casa. Há exatos 15 dias, parte do hospital ficou às escuras por cerca de 11 horas após a explosão de um transformador, que causou sobrecarga interna e queda de toda a rede.

Quartos da Santa Casa de Campo Grande seguem sem iluminação. (Foto: Juliano Almeida)
Quartos da Santa Casa de Campo Grande seguem sem iluminação. (Foto: Juliano Almeida)

Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias