ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Sem proposta de reajuste, Prefeitura fala em “boa vontade” com professores

Natalia Yahn | 04/03/2016 13:18

A Prefeitura de Campo Grande não tem proposta para o reajuste dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino). Em nota na tentativa de explicar propaganda sobre a negociação, o Município diz que "demonstra a sua boa vontade em atender a categoria".

O impasse levou os professores a anunciarem que, entre os dias 15 e 17 de março, paralisarão as atividades nas escolas.

Conforme o texto enviado pela assessoria de imprensa, a peça reforça que o envio de uma proposta será feito ao fim da questão sobre a Omep e a Seleta, que tem afetado a folha de pagamento. No entanto, ao contrário do que afirma o comunicado, nenhuma das entidades foi citada no vídeo.

Essa informação, segundo a nota, havia sido passada aos professores durante uma reunião. O Executivo sustenta que está aguardando o MPE (Ministério Público Estadual) se manifestar sobre o caso e não apresenta nenhum prazo para resolver a situação dos docentes.

A prefeitura diz também que a propaganda busca demonstrar a importância da categoria "exaltando seus salários" ao compará-los ao piso nacional e ao valor pago pelo Estado, mostrando que Campo Grande tem o maior vencimento de todos, para argumentar sobre a falta de uma proposta.

Por fim, o comunicado do município usa as contas públicas como outra justificativa, lembrando que em setembro de 2015, quando Alcides Bernal (PP) reassumiu a gestão, os salários eram pagos de forma parcelada sem perspectiva de 13º e após reordenamento das despesas, não apenas conseguiu depositá-lo como também retomou neste ano o pagamento integral dos vencimentos.

O informe não convenceu os professores. “Esta não é a maneira que o Executivo tem que se manifestar. A categoria foi tratada com desrespeito. Na segunda-feira (29) o prefeito disse que iria apresentar uma proposta em dois dias. Ainda esperamos até ontem (3) e ele não cumpriu o que prometeu”, afirmou o presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Lucílio Souza Nobre.

Para ele, a “boa vontade” citada pelo município ainda não foi comprovada pelos professores. “Não tivemos nenhuma resposta concreta. Não queremos que chegue a este ponto de estrangulamento, com greve, passeatas. Isso prejudica todo mundo”, disse o representante da categoria.

Caso - Na quarta-feira (2), o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), não foi à reunião com promotores do MPE (Ministério Público Estadual). O encontro foi marcado por ele mesmo, que definiu como fundamental para encaminhar campanha salarial dos professores da Reme. A conversa seria sobre o futuro de contratos milionários – e considerados irregulares – com a Omep e a Seleta.

Isto porque, segundo disse Bernal na terça-feira (1), os convênios – já questionados pelo próprio MPE – com as duas entidades representam um “custo muito alto” na folha de pagamento do município.

A expectativa, com base no que o próprio prefeito disse esta semana, era de que a decisão tomada nesse encontro selaria o reajuste dos professores da Reme, que pedem aumento de 11,36% mais o índice de 13,01% relativo a 2015 que não foi pago.

Nos siga no Google Notícias