ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Sem 13º, funcionários cruzam os braços em frente à Santa Casa

Maior hospital do Estado espera receber repasse extra para pagar 13º atrasado

Kerolyn Araújo e Ana Oshiro | 22/12/2020 08:20
Funcionários reunidos em frente ao hospital nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)
Funcionários reunidos em frente ao hospital nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)

Mais de 200 funcionários da Santa Casa de Campo Grande, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, radiologia e do setor administrativo, cruzaram os braços na manhã desta terça-feira (22) em reivindicação ao pagamento do 13º salário, que está em atraso.

A primeira parcela do pagamento deveria ter sido paga no dia 30 de novembro e, a segunda, no dia 20 de dezembro. Porém, segundo o diretor-presidente da Santa Casa, Heitor Rodrigues Freire, o repasse não depende do hospital.

"O clamor é justo e entendemos. Só que não depende da gente fazer esse pagamento. Depende do recurso ser publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande)", disse Heitor.

Segundo o diretor-presidente, o recurso deveria ter sido publicado na semana passada no Diogrande, mas não foi devido a um erro no texto. Então, um novo foi feito e enviado para a prefeitura e governo do Estado. "Se for publicado hoje, o pagamento só pode ser feito amanhã. Mas não tem essa previsão. Se fosse só por mim, já teria pago", ressaltou.

Reunido com os trabalhadores, o presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, explicou que a categoria passou por diversas dificuldades neste ano devido a covid-19, e que a gota d'água foi a falta de pagamento do 13º.

Trabalhadores aguardam decisão de assembleia. (Foto: Marcos Maluf)
Trabalhadores aguardam decisão de assembleia. (Foto: Marcos Maluf)

"Não é greve, é uma mobilização para que o pagamento saia até o final do dia. O maior problema que temos com a administração da Santa Casa é a falta de data", disse.

Por volta das 8h, o Siems, Sinterms (Sindicato dos Técnicos em Radiologia), Senalba-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Mato Grosso do Sul) e Sintesaúde (Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul) deram início a uma assembleia para decidir se retomarão os trabalhos ou vão continuar de braços cruzados até sair o pagamento.

Os representantes dos sindicatos também vão tentar se reunir ainda nesta manhã com o diretor-presidente da Santa Casa e com os secretários municipais da Saúde ou Finanças.


Nos siga no Google Notícias