ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Natureza inverte papéis e onça foge de queixada no Pantanal

Cena foi registrada em área monitorada pelo projeto Onçafari, em Miranda

Por Kamila Alcântara | 14/12/2025 20:34


Um registro raro, feito no Pantanal de Miranda, mostra uma inversão inesperada de papéis na natureza. A onça-pintada Aracy, monitorada pelo projeto Onçafari desde 2019, foi flagrada recuando e fugindo após tentar atacar um queixada na Fazenda Caiman.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

No Pantanal de Miranda, a onça-pintada Aracy, monitorada pelo projeto Onçafari desde 2019, protagonizou uma cena inusitada ao fugir de um queixada durante uma tentativa de caça na Fazenda Caiman. O momento foi registrado em vídeo, mostrando o predador em retirada.Os queixadas, embora façam parte da dieta das onças, são conhecidos por sua estratégia de defesa chamada mobbing, na qual o grupo reage de forma coordenada para afastar predadores. Aracy, que recentemente foi vista com um novo filhote, é uma das onças mais conhecidas do Pantanal sul-mato-grossense.

O Instituto Onçafari divulgou um vídeo em que se ouvem os gritos dos animais enquanto a onça corre para longe do local, abandonando a tentativa de caça. A equipe do projeto registrou a cena durante atividades de monitoramento na região e chamou atenção justamente por mostrar o predador em retirada.

Segundo o Onçafari, apesar de fazerem parte da dieta das onças-pintadas, os queixadas estão longe de serem presas fáceis. Vivendo em grandes bandos, eles usam uma estratégia de defesa conhecida como mobbing, quando o grupo reage de forma coordenada para perseguir e afastar o predador.

Nesse tipo de comportamento, a presa deixa de apenas fugir e passa a confrontar o atacante, forçando-o a recuar. Em registros anteriores feitos pelo projeto, bandos inteiros de queixadas já foram vistos correndo atrás de onças, que chegaram a subir em árvores para se proteger.

No caso do vídeo mais recente, apenas uma queixada aparece reagindo, mas foi o suficiente para fazer Aracy desistir da investida.

Aracy é uma das onças-pintadas mais conhecidas do Pantanal sul-mato-grossense. Monitorada pelo projeto Onçafari há seis anos, ela já foi registrada em diversas situações de caça, deslocamento e interação com o ambiente.

Recentemente, a fêmea voltou a chamar atenção ao ser vista acompanhada de um novo filhote, ainda sem nome e com sexo indefinido. O registro foi feito durante um safari também na região de Miranda.

As fêmeas de onça-pintada costumam cuidar dos filhotes por até 2 anos. Nesse período, enfrentam ameaças naturais, como a presença de machos adultos, que podem atacar as crias. Por isso, o comportamento das mães tende a ser mais cauteloso e estratégico.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.