ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Sem receber há meses, criador diz que sistema policial funciona ‘porcamente’

Guilherme Henri | 06/08/2016 08:57
Adriano Chiarapa e engenheiros responsáveis pela manutenção do SIGO (Foto: Fernandes Antunes)
Adriano Chiarapa e engenheiros responsáveis pela manutenção do SIGO (Foto: Fernandes Antunes)

Sem receber há pelo menos seis meses, por não ter contrato renovado com o Governo do Estado, o empresário Adriano Chiarapa, desenvolvedor do SIGO (Sistema Integrado de Gestão Operacional), diz que falhas operacionais estão ocorrendo pela falta de pessoal que dê conta da manutenção necessária.

O programa, como indica nomes, antecedentes, gerencia o registro de procedimentos policiais, incluindo boletins de ocorrências, e também integra dados da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, policiamento de trânsito e o Sistema Carcerário dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O Sigo surgiu há 19 anos, visto como modelo, mas tem apresentado problemas ultimamente, tanto para alimentação, quanto para acesso.

Sem informações fundamentais, o Sinpol/MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), reclama que há um mês a Polícia Civil tem dificuldades para desempenhar suas funções de investigações e prestação de serviços à sociedade em decorrência de falhas no Sigo.

Adriano Chiarapa diz que o SIGO opera em MS há 19 anos (Foto: Fernando Antunes)
Adriano Chiarapa diz que o SIGO opera em MS há 19 anos (Foto: Fernando Antunes)

De acordo com Adriano, a empresa tinha folha de 160 funcionários, mas por conta da falta de pagamento o quadro foi reduzido a 20% deste número.

“O Sigo é um sistema ‘monstruoso’ e precisa de atenção no que se refere em correções e manutenção. Os funcionários que foram mantidos não conseguem dar conta da demanda que é gigantesca, até porque possuíamos outros clientes, que estão em dia com os pagamentos, e acabam sendo prioridade. O que implica que no Estado o serviço acaba sendo feito ‘porcamente’”, admite o empresário. Mesmo assim, diz que não deixou de prestar assistência a MS.

O empresário afirma que já se dispôs a não cobrar os meses em que ofereceu assistência sem contratado e que os documentos necessários para a renovação dos serviços já foram entregues ao Governo.

“Agora aguardamos a posição do Estado para assinarmos o novo contrato”, diz, lembrando que dos 19 anos em que o programa opera em MS esta é a primeira vez que permanece tanto tempo sem contrato.

Empresa tinha 160 funcionários e por não receber precisou reduzir o quadro para 20% (Foto: Fernando Antunes)
Empresa tinha 160 funcionários e por não receber precisou reduzir o quadro para 20% (Foto: Fernando Antunes)

O trâmite, segundo o titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), José Carlos Barbosa, deve durar ainda 10 dias.

“O Estado deveria há anos estar preparado e ter uma resposta caso acontecesse algo semelhante com o Sigo, o que não aconteceu e por isso enfrentamos esses problemas. Agora estamos agilizando o mais rápido possível a renovação deste contrato, pois precisamos do Sigo”, garante.

Em recente entrevista ao Campo Grande News, o presidente do Sinpol, o escrivão Giancarlo Miranda, reforça que as investigações são feitas com base no sistema, que na teoria tem que agilizar o levantamento de dados de suspeitos.

“Com as falhas, o sistema está engessado e vários recursos não funcionam, como autos de prisão em flagrante, impressão de capas de inquéritos policiais. Também há bagunça nas numerações dos boletins, o que causa confusão nas delegacias”, protesta Giancarlo.

Sindicato da Polícia Civil afirma que o SIGO apresenta problema há pelo menos um mês (Foto: João Humberto)
Sindicato da Polícia Civil afirma que o SIGO apresenta problema há pelo menos um mês (Foto: João Humberto)

Segundo o sindicalista, a situação prejudica, principalmente, a população, que leva de duas a quatro horas para registrar boletim de ocorrência nas delegacias. Já situações como extravios e furtos simples, que antes podiam ser registradas por meio da Delegacia Virtual, agora não podem mais.

O caos no SIGO foi denunciado por meio de documento protocolado na Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e na Delegacia-Geral de Polícia Civil cobrando providências urgentes, de acordo com o Sinpol/MS. A ferramenta, de acordo com o sindicato, atrasa os trabalhos policiais, pois no Sigo é possível cruzar dados dos autores de crimes, montar inquéritos policiais e levantar estatísticas de ocorrências.

O problema faz com que os escrivães tenham que registrar os boletins de ocorrência de forma arcaica e inadequada. “Isso prejudica os depoimentos das vítimas e toda a instrução do inquérito. Também causa lentidão no andamento do processo e no tempo de resposta à população”, informa Giancarlo.

Adriano Chiarapa diz que irá precisar encontrar mais pessoas qualificadas (Foto: Fernando Antunes)
Adriano Chiarapa diz que irá precisar encontrar mais pessoas qualificadas (Foto: Fernando Antunes)

Diante do sistema capenga, os policiais civis têm que amenizar o problema usando ferramentas alternativas disponíveis no computador para trabalhar. Caso a situação persista, o Sinpol/MS adianta que orientará os escrivães a realizar os registros de ocorrência só quando houver condições necessárias.

Mas, o problema pode estar longe de acabar, pois segundo o empresário Adriano Chiarapa, mesmo depois de resolver a renovação do contrato, ele irá precisar recontratar sua equipe. “Tínhamos um estrutura fechada, que se desfez. A maioria que conhecia de verdade o sistema já está em outros empregos ou até fora do Estado. Levaremos um tempo para encontrar pessoas qualificadas que ainda levarão um tempo até se familiarizem com o sistema, que é complexo”, conclui.

Nos siga no Google Notícias