ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Sem teto, homem toma banho pelado em rio da Ernesto Geisel

Moradores de rua têm vivido às margens do Rio Anhanduí, em meio ao lixo acumulado no local

Aletheya Alves | 19/10/2021 15:35

Pouco depois das 13h, dois homens, um deles sem roupa, tomam banho e escovam os dentes no Rio Anhandui, localizado na Avenida Ernesto Geisel, na Vila Taquarussu. Olhando mais atentamente, é possível ver que uma cabana improvisada, escondida entre a vegetação, também é utilizada por outras pessoas.

Reclamações sobre o lixo acumulado na Ernesto Geisel e margens do Rio Anhanduí, que separa as duas vias da avenida, levaram a reportagem até a esquina com a Rua Sol Nascente. Já durante a observação, dois homens saíram da tenda encoberta por uma árvore e seguiram para o rio.

Em vídeo registrado pelo Campo Grande News, um deles sai da água sem roupas e se veste, enquanto o outro mantém camiseta e shorts durante o banho improvisado. Mestre em antropologia social e professor de sociologia, Vladimir Eiji Kureda, de 26 anos, explica que a situação serve como base para se pensar desde a vulnerabilidade social até como os envolvidos costumam ser considerados apenas como “indesejados”.

Homem segue em direção a trecho que dá acesso ao Rio Anhanduí. (Foto: Paulo Francis)
Homem segue em direção a trecho que dá acesso ao Rio Anhanduí. (Foto: Paulo Francis)

“Um padrão recorrente é que esses sujeitos são considerados indesejáveis, porque são vistos como poluidores das imagens urbanas”, Vladimir explica. Para o professor, a relação entre os moradores “formais” e os “indesejados” gera pensamentos de exclusão, “muitas vezes, se pensa a gestão desse problema a partir da segregação, no sentido de fazer com que se afastem do local”.

Superando a exclusão, Vladimir diz que o suporte ideal a essa população tem sido encarado mais como “humanizado”. “Pensar a dignidade a partir de uma relação mais humana e menos segregatória e discriminatória, que não vê o outro como um problema que deve ser erradicado”.

A reportagem tentou falar com os homens que estavam no local, mas apenas um, que não quis se identificar, disse que as pessoas usavam o rio para tomar banho e se refrescar.

Conflitos – Comerciante na região, Geisa Mara dos Santos, de 44 anos, conta que trabalha no bairro há 20 anos e tem se acostumado com a presença dos moradores da Ernesto Geisel. Em conflito sobre perder clientes, ela relata que o lixo espalhado pela avenida é apenas uma consequência de outras situações complicadas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Aqui tem bastante andarilho e na região, tem aumentado, já é uma região difícil. Eles moram embaixo da ponte e precisamos conviver com isso", diz Geisa.

Para a comerciante, a melhora iria desde encontrar uma solução para os moradores de rua até o conserto do espaço físico. “Aqui ficou complicado, porque não tem guard-rail para proteger, a calçada despedaçou. Isso também atrapalha muito nosso comércio”.

Lixo espalhado às margens do Rio Anhanduí, na Ernesto Geisel. (Foto: Paulo Francis)
Lixo espalhado às margens do Rio Anhanduí, na Ernesto Geisel. (Foto: Paulo Francis)

Pensando sobre os problemas financeiros, Pedro Henrique Gil, de 24 anos, contou que os andarilhos costumam furtar objetos variados. “Já levaram mesa que a gente deixou na frente da loja, cadeira. Eu fico aqui perto por isso”.

Exemplificando o comentado pelo professor Vladimir, Pedro explicou que já perdeu vendas devido às presenças indesejadas. “Uma cliente veio aqui e um homem ficou bravo, porque a gente não deu água para ele. Ele começou a gritar lá fora e ela foi embora, nem deixou a gente falar sobre o produto”.

Pedro Henrique Gil, de 24 anos, conta que andarilhos já furtaram mesas e cadeiras. (Foto: Paulo Francis)
Pedro Henrique Gil, de 24 anos, conta que andarilhos já furtaram mesas e cadeiras. (Foto: Paulo Francis)

Políticas públicas? - Questionada sobre programas de auxílio ou projetos específicos para a região da Vila Nhanhá em relação aos moradores de rua, a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) relatou que são feitas abordagens diárias.

O objetivo, conforme a secretaria, é oferecer os serviços da rede de assistência social da Capital, que inclui as unidades de acolhimento e comunidades terapêuticas.

Já sobre o lixo espalhado pela Ernesto Geisel, a prefeitura informou que tem realizado limpeza periódica nas margens do Rio Anhanduí e que o descarte irregular é caracterizado como crime ambiental.

Nos siga no Google Notícias