ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Senhas para castração de gatos acabam em meia hora e distribuição volta em maio

Público madrugou, com até 5h de antecedência, para conseguir agendar uma castração para os felinos. No dia 20 de maio, mais senhas serão distribuídas

Izabela Sanchez e Ronie Cruz | 22/04/2019 09:22
Cartaz anuncia o número de senhas que foram distribuídas no CCZ nesta segunda-feira (22) (Foto: Ronie Cruz)
Cartaz anuncia o número de senhas que foram distribuídas no CCZ nesta segunda-feira (22) (Foto: Ronie Cruz)

Quem chegou bem cedinho conseguiu pegar uma das 452 senhas para agendar a castração de gatos no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para o mês de maio. Quem ficou de fora pode retornar no dia 20 de maio e tentar de novo, data em que novas senhas serão distribuídas. Na manhã desta segunda-feira (22), além das senhas para os “pais e mães” de felinos, 193 senhas foram entregues à ONGs que cuidam dos animais.

Funcionários do Centro relataram que o público madrugou para conseguir um agendamento. Teve quem chegou com bastante antecedência, 1h, antes mesmo que o sol despontasse e os portões do CCZ abrissem, às 6h30.

A aposentada Luci Ramonas Aquino, 58, caminhou 8km, do bairro Aero Rancho até a Vila Ipiranga – endereço do Centro – mas não conseguiu uma vaga para o mês de maio. “Tinha que mudar para a gente vir qualquer dia fazer a castração. Eu morei em São Paulo, lá é muito mais fácil, tem a Kombi que vai nas casas”, disse.

Quem conseguiu uma senha hoje tem até cinco dias para agendar a data de castração. Médica veterinária do CCZ, Ana Paula Nogueira, afirma que o procedimento é rápido, dura de 5 a 10 minutos e o animal é liberado no mesmo dia. Do Centro, o felino sai castrado, vacinado contra a raiva e com um micro ship, que permite a identificação do gato.

Luci caminho 8 km mas não conseguiu uma senha (Foto: Ronie Cruz)
Luci caminho 8 km mas não conseguiu uma senha (Foto: Ronie Cruz)
Luiza reclama que não ganha o suficiente para custear uma castração (Foto: Ronie Cruz)
Luiza reclama que não ganha o suficiente para custear uma castração (Foto: Ronie Cruz)

A veterinária alerta para as “crias indesejadas” e o abandono de animais, que podem ser evitadas com a castração. No Centro, alguns funcionários comentaram que já se estuda agendar o procedimento online ao invés de distribuir pessoalmente, uma forma de evitar transtornos.

Otávia Cardozo de Almeida, 60, aposentada, reclama que “não é todo mundo que tem carro” para chegar até o CCZ. “Eu acho um absurdo porque parece que a gente está pedindo esmola, eu não vim aqui pedir esmola, isso aqui funciona com dinheiro de imposto que eu pago”, afirmou.

A aposentada Luiza Domingos, 62, disse que não ganha o suficiente para custear uma castração e tem de escolher entre a própria saúde e a dos gatos. “Fiquei sabendo que seria distribuído até às 11h, mas cheguei e não tinha mais. Saí do Mário Covas às 6h, mas estava chovendo, por isso não consegui sair mais cedo porque a rua é cheia de lama”, contou.

Nos siga no Google Notícias